Jorginho Mello tem agenda em Criciúma nesta sexta-feira

Criciúma

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) terá uma importante reunião com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) nesta sexta-feira (3). Ele estará em Criciúma para entregar viaturas e computadores para a Polícia Civil, evento que será realizado na própria Acic, às 15 horas.

Após a entrega, Mello deve se reunir com o presidente da Acic, Valcir José Zanette (foto abaixo). E dele receberá um documento com uma série de demandas para o Sul, itens que passam pelas áreas de infraestrutura, economia, educação e segurança pública. “Eles estão vindo para entregar viaturas e computadores. São 11 viaturas para a Polícia Civil. Temos batido bastante na área de segurança, pois falta efetivo e tecnologia. E como falta efetivo há necessidade de liberar concursos”, propõe Zanette.

Outro tema de debate é o sonho antigo de construção de um Complexo da Polícia Civil, unindo as unidades existentes no município. A proposta é do delegado Vitor Bianco Junior, que passou na terça-feira, dia 31, o comando da 6ª Delegacia Regional de Criciúma (DRP) para o delegado André Milanese.

“Estamos pedindo a centralização da Polícia Civil. Ao invés de seis unidades, estamos pedindo a centralização delas. É um estudo para ver se há viabilidade disso. Já faz um tempo que estão trabalhando para centralizar, três delas são alugadas”, explica o presidente da Acic.

Infraestrutura em pauta

A Acic também está preocupada com a infraestrutura do Aeroporto Regional de Jaguaruna, do Porto de Imbituba e com obras consideradas providenciais para alavancar o escoamento da produção e acelerar o crescimento do turismo na região Sul do Estado. Entre as obras, a associação vai pedir apoio do Governo do Estado para pleitear junto ao Governo Federal a triplicação da BR-101 e a conclusão no lado gaúcho da pavimentação da BR-285.

“Temos o compromisso com outras associações empresariais de trabalhar o Aeroporto Regional de Jaguaruna. Esse é o nosso compromisso. Já a BR-285 liga Timbé do Sul ao Rio Grande do Sul. A parte de Santa Catarina falta pouco, cerca de 1,2 quilômetro. Depois tem a do RS. E com isso os produtos viriam para cá para o Porto de Imbituba, teríamos uma movimentação importante para SC e vamos bater nesta tecla para também aumentar os negócios internacionais”, argumenta o presidente da Acic.

A proposta é sugerir a privatização do Porto de Imbituba e do Aeroporto Regional de Jaguaruna. Segundo o presidente, a medida vai acelerar o aumento de importações e exportações. A sugestão para o aeroporto é investir em melhorias como alargamento de pistas e terminal de carga. E a partir disso a privatização.

“Vai aumentar os negócios internacionais e reforçar o Porto de Imbituba, que estamos ouvindo há muitos anos que tem condições de ser um grande porto e até hoje não aconteceu. Vamos sugerir a privatização para que possa se desenvolver. Com o governador anterior (Carlos Moisés) estávamos encaminhados para a privatização do aeroporto e vamos conversar para ver se damos o mesmo encaminhamento”, afirma.

Também está incluso no pacote de pleitos elencados pela Acic a segunda etapa da duplicação da SC-445, que vai do escritório do Giassi (apenas referência) até Criciúma, e a extensão da Via Rápida até a Zona Sul de Balneário Rincão. Na área de educação, a Acic quer atenção do Governo do Estado para o Ensino Médio e profissionalizante.

“Vamos tratar de pleitos que vínhamos tratando com o ex-governador. As empresas estão se envolvendo com as escolas em termos de empreendedorismo. No ano que passou deu resultado. Vamos continuar, mas tem o ensino médio e profissionalizante e vamos pedir para melhorar muito. As escolas do estado tem que evoluir bastante em formação para atender as necessidades da sociedade”, explica.

Também será pauta o incentivo para micro e pequenas empresas e investimentos em tecnologia e inovação, sobretudo no Centro de Inovação Regional de Criciúma (CRIO), além do fortalecimento da transição energética justa.

Colaboração Thiago Hockmüller, Portal Engeplus.