Nova previsão do Ilumina Içara aponta a conclusão dos serviços até 28 de março deste ano

Içara

Inicialmente, o contrato de parceria público-privada firmado com o município previa a operação de um novo sistema de iluminação pública em Içara a partir desde mês, mas o Ilumina Içara apresenta um novo prazo para que todo o parque tenha a substituição por LED: 28 de março deste ano. Até o momento, a melhoria alcançou cerca de 50% da rede.

“Tivemos alguns contratempos jurídicos no início do contrato e isso fez com que os prazos fossem revistos. Assim, a modernização deve ser concluída até março. Essa é a prioridade, porque é a execução do parque que vai gerar a economia de energia”, coloca Leandro Novelli, diretor administrativo do Ilumina Içara. Firmado em dezembro de 2020, o contrato foi suspenso no início de 2021, mas retomado em abril do mesmo ano por decisão judicial.

Além da questão jurídica, o andamento das obras também acabou prejudicado pela falta de mão de obra capacitada e escassez de equipamentos adequados no mercado. “Isso criou uma certa dificuldade, mas já está superado”, diz Leandro.

Segundo ele, a empresa já tem 5 mil luminárias em estoque para finalizar o serviço e prevê o investimento de R$ 11 milhões no sistema este ano, igualando o que foi investido até agora em aquisição de equipamentos e veículos, treinamento e capacitação das equipes, softwares, troca de luminárias, entre outros.

Com a implantação, será possível oferecer outros serviços, como acesso à internet, por meio da rede inteligente. “Já estamos com três fornecedores selecionados, mas para a implantação o contrato prevê 12 meses a mais de prazo, então, deve estar em operação a partir de março de 2024. Logo após a substituição das luminárias, começaremos os serviços da telegestão”, declara Leandro. Colaboração Andréia Limas, Canal Içara.