Entrevista realizada na manhã de segunda-feira na Rádio Som Maior levantou a fervura política

Criciúma e Estado

A semana política do governador Jorginho de Melo começou com polêmicas. Ontem (23) ele disse, em entrevista à Rádio Som Maior, que as contas estaduais não estão “aquela belezura” conforme quis fazer crer o ex-governador Carlos Moisés da Silva. Na consequência disso, hoje teve ter mais novidades.

O governador e o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, fazem uma coletiva de imprensa, às 14h, na sala de reuniões da Secretaria, no Centro Administrativo. A pauta é a apresentação do diagnóstico das contas estaduais produzido pela pasta e pelo Grupo Gestor de Governo com base nas informações dos últimos 10 anos.

“Detectamos um comportamento atípico durante e após a pandemia da Covid-19 e julgamos importante mostrar que estamos apropriados dos números e que precisaremos trabalhar em conjunto para enfrentar a nova realidade que se apresenta”, antecipou ontem o governador Jorginho Mello.

 “Vamos mostrar para a sociedade um levantamento feito dos últimos 10 anos da evolução de despesas, receitas, tipo de gastos, qualidade de gastos e por aí afora”, complementou.

Jorginho Mello disse que quer fazer uma reforma administrativa no Estado de Santa Catarina. E, quanto a isso, o governador afirma que o processo está sendo feito com responsabilidade. “Reforma todo mundo gosta de fazer para gastar. Eu faço para diminuir o gasto. A determinação ao secretário Moisés é que nós estamos criando secretarias, mas o corpo delas, há muitas funções que nós estamos suprimindo. Estamos fazendo um enxugamento no organograma, na estrutura do Estado como um todo, para que não gere despesas”, detalha.

Mas o governador disse também que não há pressa para fazer esta reforma administrativa. “A Assembleia começa dia 1° [de fevereiro]. Vou fazer por Medida Provisória, ela vige imediatamente e, depois, a Alesc temos prazo de 120 dias para se pronunciar. Não está nada atrasado e nada adiantado. Está tudo dentro dos conformes, com responsabilidade, fazendo a criação de algumas secretarias que são necessárias para que o Estado de Santa Catarina possa andar mais rápido”, completa Jorginho Mello.