Hospital do município registra ainda cinco leitos ocupados para tratamento da pandemia

Içara

A nova atualização do boletim epidemiológico de Içara, publicado na tarde de ontem (19), registrou o acréscimo de dois casos confirmados de Covid-19. O município agora aparece com 27 casos positivos da doença. Aumento também na situação de casos suspeitos, agora com 10, e monitorados, com 70 pacientes. Apesar disso, mais um içarense foi curado, restando na cidade oito pessoas infectadas. Destas, sete cumprem tratamento domiciliar e uma está atualmente em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Com suspeita de coronavírus, um morador de Içara de 45 anos agora ocupa um leito na UTI do Hospital São Donato. Na clínica, além do residente de Sangão com caso confirmado, há três suspeitos que aguardam o resultado dos exames, sendo dois deles içarenses e o outro uma moradora de Balneário Rincão, de 56 anos.

Ainda ontem, o hospital da cidade recebeu importantes contribuições para a proteção de seus profissionais. A manifestação de apoio ao trabalho realizado na instituição ocorreu com a doação de máscaras N95. A Cooperativa Fumacense de Eletricidade entregou 800 unidades, e o Conselho Regional de Enfermagem outras 100, para a proteção individual dos colaboradores.

As equipes da fundação filantrópica já utilizam este tipo de máscara, e as doações irão contribuir para que os recursos do Hospital São Donato sejam destinados para a cobertura de outros custos no enfrentamento da Covid-19. A direção destacou a importância desta e de outras contribuições que seguem sendo realizadas, promovendo assim o avanço na qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Forquilhinha

Forquilhinha registrou um aumento de quatro casos no boletim divulgado pela prefeitura ontem (19). Todos os infectados são residentes do bairro Ouro Negro e possuem vínculo familiar. O mais jovem a testar positivo nessa atualização possui 16 anos. Os outros dois homens têm 20 e 43 anos de idade, e há mais uma mulher de 35. Dessa maneira, o município permanece agora com 22 casos positivos para coronavírus e 13 suspeitos.

91 óbitos no Estado

O Governo do Estado relatou que há um total de 5.413 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 3.072 se curaram e 2.250 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, em pronunciamento ontem (19). A doença respiratória já causou 91 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,7%.

Os seis óbitos mais recentes são de três mulheres, sendo uma moradora de Joinville, de 89 anos, uma de Chapecó, de 81, e uma de Navegantes, 46, e três homens, um paciente de 47 anos de Urussanga, um morador de Concórdia de 83 e um de Joinville, 76. Todos apresentavam comorbidades.