Empresas receberam a certificação concedida pelas melhores práticas aplicadas

Criciúma

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Núcleo de Meio Ambiente da entidade promoveram a entrega do Selo de Melhores Práticas de Sustentabilidade Ambiental a oito empresas da Região Carbonífera. Ao todo, 14 organizações foram avaliadas, sendo que uma delas inscreveu sete de suas unidades, e todas foram reconhecidas pelas iniciativas voltadas à preservação ambiental e à responsabilidade social. A entrega da certificação ocorreu na sede da Acic de forma individual a cada empresa.

“Essa iniciativa está alinhada ao Movimento ODS, do qual a entidade é signatária, e sua realização mostrou que as empresas da região também já despertaram para a importância de promover o desenvolvimento sustentável”, declarou o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Foram certificadas as empresas Ufo Way; RAC Saneamento; Racli Limpeza Urbana; Satc; Rampinelli Alimentos; Confecções Vanelise; Sônego Construções; Rio Deserto – Unidade de Extração Mina Cruz de Malta; Unidade de Extração Mina 101, Unidade de Extração Mina Novo Horizonte, Unidade Metalúrgica, Escritório Central, Laboratório e Complexo Industrial Ragro (Agronegócio).

Reconhecimento às iniciativas

Lançado em julho, o selo tem por objetivo reconhecer iniciativas que vão além do que é exigido pela legislação ambiental. “Nossa avaliação é muito positiva, pois tivemos um bom número de empresas que se inscreveram. Acredito que com o resultado e a divulgação das empresas contempladas, as próximas edições do selo serão ainda mais positivas”, projeta a coordenadora do núcleo, Émilin de Jesus Casagrande de Souza, engenheira ambiental. 

Ela destaca os projetos e ações empreendidas pelas certificadas, tanto voltadas às práticas ambientais como às sociais. “Há ainda muitas empresas com projetos inovadores e que merecem ser reconhecidas e ter seus projetos divulgados. Às vezes, buscamos em outras regiões ótimos projetos e ações, mas não sabemos os que tem na nossa região. E isso merece destaque”, defende.

De acordo com Émilin, muitas organizações já estão se regularizando e se ajustando para poderem concorrer em 2021. “No ano que vem, assim que liberarmos o regulamento, iniciaremos a divulgação para as novas empresas que queiram aderir ao selo”, informa.