Partido do ex-presidente Lula acusa Bolsonaro de ter usado o desfile cívico-militar como palanque

Da Redação

As manifestações do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, durante o Sete de Setembro, devem ser alvo de ação do PT na Justiça. O partido já enviou manifestação ao STF em que acusa Bolsonaro de ter usado o desfile cívico-militar de 7 de setembro de forma inconstitucional. A reclamação foi feita com pedido de ingresso de parte interessada em que o Partido dos Trabalhadores denuncia abuso de poder econômico e político praticado por Bolsonaro na tentativa de tirar proveito político dos 200 anos da independência.

Nas redes sociais os candidatos do PT, MDB e PDT também condenaram o posicionamento de Bolsonaro. Lula disse que participou do 7 de setembro duas vezes durante processos eleitorais, mas que jamais usou a “data dos brasileiros” em proveito próprio. “Nunca utilizamos um Dia da Pátria para campanha eleitoral. Sete de Setembro deveria ser um dia de amor e união pelo Brasil. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira, soberania e democracia. Ao invés de discutir os problemas do Brasil, Bolsonaro me ataca, ao invés de explicar como a sua família juntou 26 milhões em dinheiro vivo para comprar 51 imóveis. O Brasil precisa de amor, não de ódio”, disse o ex-presidente, esquecendo que foi condenado em três instâncias da Justiça por corrupção e que teve os processos cancelados pelo ministro Edson Fachin e depois pela maioria do pleno do STF por ter sido julgado primeiro em Curitiba e não em Brasília, onde julgaram seria o local correto.

A candidata do MDB, senadora Simone Tebet, voltou a reclamar da postura do presidente com as mulheres e também criticou o uso da data de maneira política. “Além de pária internacional devido à falta de segurança e estabilidade política, agora o país também vira motivo de chacota pelas falas machistas do seu líder, que deveria dar exemplo. O Brasil não merece o governo que tem! Vergonhoso e patético! No dia da Independência do Brasil, o presidente mostra todo seu desprezo pelas mulheres e sua masculinidade tóxica e infantil. Como brasileira e mulher, me sinto envergonhada e desrespeitada”, disse Simone.

O pedetista Ciro Gomes também foi ao Twitter para recriminar a postura de Bolsonaro. “Bolsonaro transformou o 7 de Setembro dos 200 anos da independência no mais desavergonhado comício eleitoral já feito neste país. E houve outras transgressões políticas, institucionais e morais seríssimas. Os brasileiros cobram uma ação da Justiça! Hoje assistimos um espetáculo de vulgaridade e de uso despudorado do dinheiro do povo para fazer um comício envolvendo todas as estruturas, inclusive da opinião pública internacional. Isso é uma vergonha!”, reclamou.

Por outro lado, Bolsonaro, que participou de ações em Brasília e no Rio de Janeiro, fez questão de usar as redes sociais para agradecer o apoio e celebrar o que considerou um despertar da democracia e do Patriotismo. “Parabéns a todos por promoverem neste 7 de Setembro de 2022 uma das maiores e mais lindas festas já vistas nos últimos 200 anos e em todo o planeta! Vocês mostraram ao mundo a beleza e grandeza do nosso país. Hoje, mais do que nunca, pudemos assistir e sentir o despertar do patriotismo e do profundo amor pelo Brasil. As ruas foram tomadas pelas cores de nossa linda bandeira e nosso glorioso hino nacional foi cantado por milhões de homens e mulheres, de todas idades, classes e cores”.

Em Criciúma

As manifestações pró Bolsonaro e de protesto contra o STF e pelo voto auditável se multiplicaram em todo o país. Na região, o destaque ficou para a carreata realizada em Criciúma. Comandada pela Coalizão Conservadora, a carreata tomou conta da Avenida Centenário.