Projeto de serviço aeromédico será finalizado até o fim da semana

108

Simulação de resgate foi realizada nesse fim de semana, com resultados positivos

O projeto de serviço de aeromédico já está em fase de conclusão. De acordo com o vereador de Criciúma, Tita Belloli, a partir do simulado, que aconteceu no último domingo, será finalizado o projeto até o fim desta semana e, posteriormente, o projeto será apresentado para a comissão da Câmara fazer alguns ajustes. “Após isso a gente apresenta para os prefeitos”, projeta o vereador.

Ao ser questionado sobre a disponibilidade da aeronave do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil para o aeromédico, o vereador assegurou que o Saer está à disposição da população.

“O que a gente precisa é equipar com médico e enfermeiro. Hoje eles já fazem o serviço aeropolicial e a gente quer contemplar com o serviço aeromédico. Então com relação ao estado, não há problema nenhum. Como o maior custo que é a aeronave, o Estado banca”, revela.

“Então a gente precisa da parceria dos municípios para colocar esse projeto em prática. Para poder prestar um atendimento mais eficaz e mais rápido para a população”, emenda.

Adaptação

De acordo com ele, existe uma adaptação das aeronaves para que elas façam o serviço aeromédico. “Mas os mecânicos do Saer conseguem fazer isso sem problemas. Existe também um custeio com insumos que a gente vai apresentar aos prefeitos, mas não é muito caro. Dá para bancar tranquilamente com a colaboração dos prefeitos da região”, afirma.

O vereador explica que vai apresentar o projeto para o Conselho de Saúde de Criciúma e depois haverá o contato com os prefeitos para apresentar o projeto detalhado para a população.

Simulado

Foi realizado na tarde de domingo, um simulado de acidente de trânsito na Avenida Centenário, próximo ao Parque das Nações. Ação foi organizada pela comissão criada para viabilizar a implantação do Serviço Aeromédico Sul.

“O objetivo foi alcançado, que era a aprovação do tempo de resposta do serviço aeromédico e foi tudo bem feito. Muitas autoridades e entidades do município estiveram presentes. Além de toda a equipe mobilizada, Corpo de Bombeiros, Samu, IGP, agentes de trânsito”, avalia Belloli.