Na região carbonífera, teremos chuvas em 15 dias do mês, especialmente entre às 14 e 20 horas
Criciúma e Região
O verão iniciou oficialmente ontem (21), às 18h48 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro. A estação mais quente do ano terá em média temperatura mínima de 19°C e máxima de 31°C, segundo o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Urusanga), Márcio Sônego.
“Será um verão dentro da normalidade no Litoral Sul de Santa Catarina. Já para o Oeste catarinense teremos chuva abaixo da média, ou seja, problemas com estiagem”, explica. “Na região carbonífera, teremos chuvas em 15 dias do mês, especialmente entre às 14 e 20 horas, o que representa a típica chuva de verão”, completa.
Conforme Sônego, entre Criciúma e Costão da Serra chove mais. “Teremos um verão com chuva adequada e verão na sua média, ou seja, quente, porém não exagerado. A primavera foi fria e chuvosa, tivemos desde abril um frio, mas não houve neve intensa também na Serra, mas foram chuvas exageradas. Choveu mais que o esperado e temperaturas menores do que a média histórica”, pontua.