Governador eleito divulgou ontem os escolhidos para a nova gestão estadual a partir de janeiro
Da Redação
O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou ontem (5) os primeiros nomes do seu secretariado para 2023. A fala foi feita na sede do gabinete de transição de governo em Florianópolis.
“São nomes técnicos da minha escolha pessoas e são pessoas que possuem a minha confiança. São os melhores quadros de Santa Catarina. Nós vamos trabalhar juntos para cumprirmos todas as promessas de campanha” destacou Jorginho.
Os nomes anunciados são:
Administração: Moisés Diersmann
Natural de Luzerna, no Meio-Oeste de Santa Catarina, Diersmann foi vereador e prefeito da cidade por dois mandatos. Atualmente, é o coordenador da transição do governo de Jorginho Mello. Possui especialização em Administração Pública e Gerência de cidades pela Fatec, especialização em Comunicação e Marketing pela Unoesc e graduação em Redes de Computadores pelo Senai. Também possui graduação em Tecnologia do Empreendimento pela Unoesc.
Secretaria-Geral de Governo: Danieli Pinheiro Porporatti
Natural de Xanxerê, no Oeste catarinense. Atualmente, é a chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello no estado. É formada em Administração pela Unoesc e cursou Direito na Unisul. Danieli também atuou como consultora na Secretaria de Estado do Planejamento entre 2011 e 2013. Além disso, ela também é secretário-executiva do Partido Liberal de Santa Catarina desde 2013.
Casa Militar – Ten. Cel. José Eduardo Vieira
Natural de Florianópolis, Vieira é tenente-coronel da PMSC, onde atua há 25 anos. É bacharel em Segurança Pública, em Direito, e possui duas pós-graduações na área de segurança pública. Recentemente, concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE) no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Vieira já atuou na Casa Militar do Governo do Estado entre os anos de 2003 a 2018, onde foi Ajudante de Ordens do Governador e Chefe do Cerimonial. Nos últimos 4 anos atuou na Casa Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Polícia Militar – Cel. Aurelio José Pelozato
Coronel da Polícia Militar e faz parte da corporação desde 1992. É atualmente o Chefe de Estado Maior de Santa Catarina. Possui longo currículo dentro da instituição em especializações e é também instrutor de treinamento de novos policiais. Além disso, tem experiência na coordenação de situações de pronto emprego e ações em grandes eventos, como a ocupação da força nacional no Rio de Janeiro para realização das olimpíadas de 2016.
Saúde – Carmen Zanotto
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, com especialização em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Recursos Humanos e Formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Atuou como enfermeira, diretora de Enfermagem, secretária municipal de Saúde, secretária e adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em diversos períodos e atualmente é deputada federal.
Defesa Civil – Cel. Armando
Coronel Armando é formado em Educação Física pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui também graduação em Direto pela Unisul. Possui especialização em ações de defesa do cidadão em situações de desastre. Armando é oficial da reserva do exército brasileiro, se aposentou depois de 30 anos de atuação.
Fazenda – Cleverson Siewert
Engenheiro Civil formado pela UFPR e pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV/RJ, iniciou a carreira na Tigre Tubos e Conexões. Siewert já ocupou a pasta estadual da Fazenda, há época tornou-se o secretário de Estado da Fazenda mais jovem do pais, aos 33 anos, e operou uma transformação na Celesc, como diretor, conselheiro e presidente da companhia. Atualmente, dirige uma empresa que atua com comércio exterior, finanças, imóveis e energia.
Articulação Nacional – Vânia Franco
Vânia trabalha com Jorginho Mello desde 2011 como chefe de gabinete em Brasília como deputado federal e senador da República. Cursou gestão pública na Universidade Paulista e possui especialização nas áreas de tramitação legislativa e gestão orçamentária.
Agricultura – Valdir Colatto
Formou-se em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas/RS – UFPEL. Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e grande responsável pela aprovação do Código Florestal Brasileiro, com projeto de lei de sua autoria. Em 2019 assumiu no governo Bolsonaro, juntamente com a ministra Tereza Cristina, como diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), onde foi trabalhada a implementação do Código Florestal Brasileiro, e desempenhou importante papel nesta nova pasta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento até 2021.