Endividamento do brasileiro sobe em janeiro

8

Estudo aponta que perto de 2 milhões de pessoas entraram na lista de endividados em janeiro desse ano

Da Redação

O número de consumidores inadimplentes no Brasil registra aumento em janeiro deste ano, revertendo as leves tendências de queda nos dois meses anteriores (novembro e dezembro 2023), conforme aponta um levantamento realizado pela Serasa. De acordo com os dados, em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo no número de inadimplentes, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões de pessoas no Brasil.

O estudo também destacou que os principais motivos da inadimplência nos anos de 2022 e 2023 foram o desemprego e a redução na renda. O desemprego foi apontado por 29% dos endividados em 2022 e por 22% em 2023. Já a redução de renda foi citada por 12% e 20% dos inadimplentes nos mesmos períodos, respectivamente.

O cartão de crédito permanece como a principal fonte de dívidas entre os inadimplentes, mantendo-se desde 2018 até 2023. No último ano, o cartão de crédito representava a principal dívida para 55% dos endividados.

A pesquisa também revelou que sete em cada dez brasileiros costumam parcelar suas compras, sendo que a maior parcela (27%) não tem o valor integral para pagamento à vista.

Em relação à satisfação com as finanças pessoais, apenas 11% das mulheres das classes C, D e E, e 16% das mulheres das classes A e B, afirmaram estar satisfeitas. Considerando homens e mulheres, 12% de faixas das classes C, D e E, e 17% das faixas A e B disseram estar satisfeitos com a vida financeira.

Mutirão para Renegociação de Dívidas

O Programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, lançou um mutirão de renegociação de dívidas que vai até o dia 28 de março. Os interessados poderão acessar as ofertas do “MegaFeirão” Serasa e Desenrola em locais definidos em suas cidades ou nos sites do Programa Desenrola Brasil e da Serasa Limpa Nome.

Mais de 700 empresas participam do mutirão, incluindo bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia, securitizadoras, além de concessionárias de água e energia.

Segundo técnicos o Ministério da Fazenda, mais de 550 milhões de ofertas estarão disponíveis no feirão, com descontos de até 96% do Programa Desenrola, que encerra no dia 31 de março. Essa pode ser uma boa oportunidade para quitar ou renegociar as dívidas fazendo outra com juros mais baratos.