Sexta-feira para a história

A sexta-feira pode entrar definitivamente para a história política de Santa Catarina. O Tribunal de Julgamento do Impeachment se reúne na capital e pode definir pelo afastamento do Governador Carlos Moisés e da Vice Daniela Reinher. Há uma tendência bastante forte para isso. Moisés e Daniela vão para o julgamento, em tese, já perdendo de 5 a 0. Todos os deputados que integram a comissão votaram contra o governador nos dois processos de impeachment que já passaram pela Alesc. Repito, a tendência é pelo afastamento. Se isso se confirmar, Júlio Garcia vai assumir imediatamente o comando do executivo e ficará na função até que o caso seja concluído com o julgamento definitivo, na mesma comissão. Até os 45 do segundo tempo a defesa do governador e da vice tentarão evitar o início da sessão. Se não conseguirem, é bem provável que passem a tarde fazendo as malas.

A bandeira mudou

Nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde alterou a matriz de risco da Covid-19 e a Amrec entrou no amarelo. Isso significa que as aulas podem ser retomadas, as roupas podem ser provadas antes da venda e os eventos sociais estão liberados. Claro que tudo precisa respeitar as normas sanitárias.

Em Criciúma

Gradativamente, as aulas vão voltar. Alguns colégios particulares já ensaiam a volta. Na rede pública já há data prevista. Terça-feira da próxima semana as turmas dos anos finais retornam e até o início do próximo mês a educação infantil também deve voltar.

Devagar com o andor

O médico pneumologista Renato Mattos ressaltou em entrevista ontem que se as pessoas não mantiverem os cuidados, o Brasil corre o risco de jogar fora todo o avanço que alcançou até aqui no combate à Covid-19. “Não passamos nem a primeira onda ainda. Nem dá tempo para se preocupar com a segunda. E o verão deve sim ser de máscara”.

Palestra

Lojistas que tiverem interesse em novas ideias para as vendas agora na Black Friday e no Natal podem aproveitar uma palestra gratuita com o homem de vendas Ciro Botini. Palestra é parceria da CDL com o Sebrae. As inscrições podem ser feitas no sebrae.sc/bottini

Reajuste

Petrobrás autorizou reajuste de 5% no preço do gás de cozinha. Aumento é para venda nas refinarias, mas deve ser repassado ao consumidor já nos próximos dias. No acumulado do ano o produto aumentou 10%.

Smart City

Candidato Alex Michels (PSD) apresentou nesta quinta a proposta de uma “Içara Smart City”, também chamada de “cidade inteligente”, unindo planejamento e tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A ideia foi apresentada nas redes sociais e também está sendo levada nas visitas, feitas em todos os bairros. A proposta unirá todas as ferramentas disponíveis para criar soluções de melhorias junto com a participação da população, promovendo desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. “Todos os serviços serão interligados virtualmente para fazer de Içara um município tecnológico. Iremos propor a identidade digital da cidade”, defende Michels.

Com o prefeito

Arnaldinho Lodetti aproveitou uma pausa na campanha para almoçar com o prefeito Murialdo Gastaldon. Os dois conversaram sobre o processo eleitoral e sobre os projetos para a cidade. Nesta semana, Murialdo voltou a postar na internet, criticando a candidata Dalvânia Cardoso. Chegou a citar um trecho da propaganda eleitoral do candidato ao governo de Criciúma, Clésio Salvaro, para alfinetar a progressista.