Reforçar a qualificação

Município de Içara vai continuar com o projeto de fortalecer a qualificação do profissional. A informação é do secretário Duca Zata. Esta semana foram mais 103 que ganharam formação e ampliaram suas chances de acessar o mercado de trabalho. “Essa é uma ação que deu muito certo e que vai ser mantida. Isso muda a vida das pessoas, permite a elas andar com as próprias pernas e vamos manter e reforçar. Além dessa parceria com o Senai também temos parceria com as empresas e vamos seguir apostando nessa ação para melhorar cada vez mais a qualidade de vida em Içara”.

No Sebrae

O vice-presidente da Fecomércio-SC, Renato Campos Carvalho, é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC para a gestão 2023/2026, substituindo Alaor Francisco Tissot. A eleição foi realizada na tarde de segunda-feira (21), em Florianópolis. A Diretoria Executiva do Sebrae é liderada novamente pelo diretor-superintendente Carlos Henrique Ramos da Fonseca, pelo diretor-técnico Luciano Pinheiro, e pelo diretor-administrativo e financeiro Anacleto Ortigara, reeleitos para o segundo mandato consecutivo.

Fake news

Parece que a arte de divulgar notícias falsas virou questão de prazer para algumas pessoas. Ontem, o coordenador da Defesa Civil de Criciúma fez um apelo na Massa FM. “Peço que não divulguem estas informações de que vamos evacuar bairros, de que tem gente desaparecida, desalojada. Isso é tudo falso. Situação na cidade está tranquila. Se você não quer ajudar não atrapalhe”, desabafou Fred Gomes.

Emergência

Santa Catarina decretou situação de emergência diante das fortes chuvas que atingem o Estado. A medida foi anunciada pelo governador Carlos Moisés, na manhã de ontem, 1º de dezembro, durante reunião na sede da Defesa Civil. A decisão, explicou o chefe do executivo estadual, permite facilitar as ações para o atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados. “O momento é delicado e exige a atenção e cuidado de todos, especialmente nas estradas e locais de riscos de deslizamentos e inundações. A orientação é para que as pessoas evitem se deslocar para outros locais ou cidades. O momento é de união de forças”.

Adiada

A posse da reitora Luciane Ceretta como presidente da Acafe foi adiada. O evento estava programado para esta quinta-feira em Florianópolis, mas preciso ser transferido em função do mau tempo. A cerimônia agora será realizada no dia 12 de dezembro. A chuva que vem castigando o estado desde o fim de semana danificou estradas e tem provocado alagamentos principalmente no Litoral norte e na Grande Florianópolis.

Segurança

Os guarda-vidas civis e militares passam a atuar diariamente em todas as praias da região desde ontem. O atendimento de prevenção e salvamento segue, pelo menos, até abril, dependendo das condições climáticas. A última temporada bateu o recorde de oito anos sem mortes por afogamento nos mais de 80 quilômetros de área de responsabilidade do Batalhão dos bombeiros de Criciúma que se estendo do Balneário Rincão até Passo de Torres.

Apoio

O bloco formado pelos partidos PSD e Republicanos no Senado é a favor da PEC da Transição de forma unânime. A informação foi dada pelo líder do PSD, senador Nelsinho Trad, depois de uma reunião com o senador Marcelo Castro, autor da PEC e relator-geral do Orçamento. Segundo Trad, Marcelo Castro mostrou que o orçamento do ano que tem lacunas que precisam ser reparadas em áreas essenciais, como a área da saúde, educação e em políticas habitacionais. A votação deve ser realizada na próxima semana.

Unanimidade

Enfrentando dificuldade para emplacar o nome de André Jucoski como o nome do governo para a presidência da Câmara, o Partido Progressista já trabalha nos bastidores. A ordem é procurar a oposição e fechar uma chapa de consenso. A chapa é aquela mesma já especulada na coluna e tendo o PL como protagonista.