Guarda-vidas iniciam hoje atendimento diário nas praias do Sul catarinense

22

São mais de 200 pessoas envolvidas na operação nas cinco praias abaixo do Rincão

Balneário Rincão e Região

Os banhistas do Extremo Sul de Santa Catarina começam o mês de dezembro com o serviço dos guarda-vidas, civil e militar, sendo ativado todos os dias nas cinco praias de atendimento do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), de Balneário Rincão a Passo de Torres. O atendimento de prevenção e salvamento segue, pelo menos, até abril, dependendo das condições climáticas.

Neste ano, o serviço será realizado com o apoio de 200 guarda-vidas. “Nós estamos entrando em mais uma temporada em que nosso foco será a prevenção. Trabalhar ativamente na conscientização do banhista e a orientação de como aproveitar o banho de mar em segurança”, explica o subcomandante do 4º BBM, major BM Renan Silvério da Rosa Fernandes.

A última temporada bateu o recorde de oito anos sem mortes por afogamento nos mais de 80 quilômetros de área de responsabilidade do Batalhão. Para o comandante, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira, a marca é reflexo do trabalho intenso nas praias. “Nossa operação começa a ser preparada quando termina uma. São meses estudos, buscando melhorar onde podemos e sempre aperfeiçoar nosso trabalho e oferecendo uma temporada tranquila para nossos banhistas”, afirma.

Apesar do serviço ser oferecido de maneira contínua, vale ressaltar que o banhista preciso ficar atento às condições do mar, bem como sempre ficar próximo ao posto de guarda-vidas em funcionamento. Lembrando ainda que os postos desativados são sinalizados com uma bandeira preta.

Cores e os significados das bandeiras

  • Bandeira Verde: baixo risco de afogamento.
  • Bandeira Amarela: médio risco de afogamento.
  • Bandeira Vermelha: alto risco de afogamento
  • Bandeira Lilás: concentração de águas-vivas no mar
  • Bandeira Preta: serviço de Salvamento desativado
  • Bandeira triangular vermelha na praia indica algum perigo adicional não sendo recomendado banhar-se nas imediações