Estudantes dos cursos de curta duração do Senai em parceria com o Bairro da Juventude garantem colocação profissional na área

Criciúma

Aos 31 anos, Israel Davyson de Lima viu na educação uma oportunidade para mudar de vida. Ele é um dos alunos dos cursos de curta duração realizados pelo Senai de Criciúma em parceria com o Bairro da Juventude que encontrou colocação profissional na área antes mesmo de finalizar as aulas.

“Antes eu era mecânico de diesel e sempre tive a curiosidade de aprender mais na área de mecânica, especialmente de carros a gasolina. Sempre ouvi falar muito bem do curso do SENAI e do Bairro da Juventude. Quando soube que teria turma, ligava todo dia para saber como estavam as inscrições e para eu não perder a minha vaga”, conta o estudante.

Segundo Israel, com muita força de vontade ele iniciou o curso, e, em uma visita técnica promovida pelo curso em uma das oficinas aqui da região, foi indicado para uma vaga em uma concessionária Volvo, em Içara.

“Sempre soube que o curso iria abrir portas, mas foi mil vezes mais surpreendente o que consegui. Hoje tenho domínio na área de motor, suspensão. Claro que precisamos aprender sempre mais, mas hoje já trabalho com segurança, mesmo sendo um curso de três meses. Em 2021 eu coloquei na minha cabeça que iria estudar e iria conquistar tudo o que sempre sonhei para a minha vida. E estou seguindo esse caminho e pode ter certeza que não vou parar por aqui, vou continuar estudando”, afirma Israel.

A mesma conquista é comemorada por Luan José Sebastião, de 33 anos, que também conseguiu uma colocação profissional na área que realiza o curso do Senai, eletricista instalador predial. “Antes do curso eu trabalhava na área de eletrônica e eu sempre me interessei muito pela área de instalação elétrica. Já tinha tentando em outras oportunidades fazer o curso, até mesmo aqui no Bairro e desta vez deu certo. Durante o curso surgiu uma oportunidade para trabalhar em uma empresa do ramo que estou estudando e não pensei duas vezes. Hoje estou muito feliz e realizado e também não quero parar por aqui. Minha vontade é de fazer novos cursos e cada vez me aperfeiçoar mais”, aponta Luan.

Formação de qualidade

De acordo com o professor Natálio Noé Rosa de Vargas, os alunos são grandes entusiastas da aprendizagem. “Todos vem empolgados para aprender. Temos muitas vagas em aberto na nossa região e o que falta é a qualificação profissional. Essa é uma grande oportunidade para aprender e se inserir no mercado de trabalho”, afirma o professor.

O projeto do Senai em parceria com o Bairro da Juventude teve início em 2021. “Foram 10 turmas no ano passado e 10 turmas este ano e já renovamos o contrato para mais 10 turmas em 2023. Sempre temos bastante procura, já que são cursos gratuitos, no Bairro da Juventude, que é uma instituição muito conhecida e com a certificação do Senai, que atesta a qualidade do curso, há sempre muita busca logo ao se abrir as inscrições. Os cursos são escolhidos com base no que a indústria necessita. A intenção é que os estudantes saiam daqui com o emprego garantido, já que toda a região necessita de mão de obra qualificada”, garante Izamara.

As inscrições para os próximos cursos serão realizadas no próximo ano e a formatura dos 75 concluintes dos cursos será realizada no dia 23 de novembro.