São Donato está sem medicamentos para pacientes de Covid-19

1001

Hospital informou que sem bloqueador neuro muscular não pode atender quem precisa dos respiradores na UTI

Içara

O atendimento aos pacientes com Covid-19 em Içara passa hoje por uma nova fase. A fase da falta de medicamentos imprescindíveis para entubar os que precisam de respiradores. Segundo a diretoria do Hospital São Donato, avisado há mais de uma semana, a unidade hospitalar possui apenas uma reserva técnica de bloqueador neuro muscular para quem passa por cirurgia e precisa de anestesia geral. “Entramos em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e com fornecedores. O Estado ia tentar em Brasília, mas até o momento não conseguimos nada”, lamentou o diretor Julio De Luca.

O diretor do hospital disse ainda que comunicou a falta à Central de Regulação para que os pacientes sejam encaminhados para outros hospitais. “Tem local do Brasil que não tem o medicamento há mais de 30 dias”, informou.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon falou sobre a falta de medicamentos na Rádio Som Maior FM. Ao jornalista Denis Luciano disse que um paciente com Covid-19 precisa de muitas ampolas do bloqueador neuro muscular. “Um cidadão que faz uma cirurgia precisa de uma ampola do medicamento ao dia. Um paciente entubado por 24 horas consome 160 ampolas”, explicou o prefeito. “Temos que evitar que as pessoas precisem do hospital, da UTI, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, das secretarias municipais de saúde e da Organização Mundial de Saúde. Respeitar o regramento para não chegar em uma situação pior”, reforçou.

Boletins epidemiológicos

Atualmente, quatro pessoas com suspeita da Covid-19 ocupam leitos no Hospital São Donato. Uma é moradora de Criciúma, com 86 anos de idades. Os outros três são içarenses, de 48, 64 e 70 anos. Todos seguem aguardando os resultados dos exames.

Novos casos região

Mais oito casos confirmados e três curados foram registrados em Forquilhinha. O município agora soma 132 positivos, sendo que apenas 69 seguem infectados. Há também 11 suspeitos que aguardam o resultado dos exames. Todos os novos pacientes diagnosticados cumprirão o tratamento em casa.

Urussanga teve um aumento de três novos casos no boletim de ontem (2). O número de curados não teve alteração, continuando com 105. Atualmente a cidade está com 139 confirmados, sendo que dos 27 que seguem em tratamento, 23 estão em casa, três na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um em leitos de clínica. Além disso, há 34 moradores sob suspeita da doença.

SC tem queda no número de casos ativos

O boletim estadual divulgado no fim da tarde de ontem mostrou aumento no número de casos confirmados, mas o dado de curados se mostrou superior. Em 24 horas, foram 1.296 novos casos em Santa Catarina, ao mesmo tempo que 1.462 pacientes foram recuperados. Com isso, o Estado registra queda no número de casos ativos de coronavírus, indo de 5.530 para 5.349.

Atualmente, somam-se 28.575 casos confirmados e 22.864 curados. O boletim também teve o registro de 15 óbitos, ficando com 362. Aqui na região Sul, já foram registradas 47 mortes pela Covid-19 e dos 146 leitos de UTI disponíveis, 29 estão sendo ocupadas para tratamento específico da doença.