Ainda aguardando

Protocolado na Câmara na segunda metade do mandato passado, o Plano Diretor de Içara ainda não foi para pauta. Desde que ele chegou no legislativo alguns “problemas” foram elencados para que a matéria continuasse na gaveta. Primeiro, a Câmara precisava de técnicos para auxiliar os vereadores. Os parlamentares alegam que tem que ter um aporte de gente especializada para detalhar cada item da matéria. Bom, neste momento o projeto esbarrou na dificuldade de contratação. Aí veio a pandemia, veio a eleição e o documento seguiu acumulando poeira na gaveta do legislativo. No início deste mandato, o município colocou seus técnicos a disposição. Estava resolvido o problema. Era começar a discutir, chamar audiência e colocar em votação. Bom, mas aí veio a segunda fase da pandemia e o projeto seguiu na gaveta, agora já amarelado. A pandemia passou, veio a eleição e ninguém levantou o dedo para tocar no assunto. Como o ano legislativo já está acabando, o PD vai mesmo ficar para o ano que vem. Segundo a lei, o Plano Diretor tem que ser revisado a cada dez anos. Pela demora, esse de Içara, quando for aprovado, já vai estar superado e carecendo de uma nova atualização. Essa demora toda na Câmara é atraso para a cidade e, no mínimo, falta de consideração com as pessoas que participaram de todo o processo de elaboração.

Vai sair

Secretário de Infraestrutura do estado, Tiago Vieira me confirmou que a obra da SC-445 vai sair. Primeira etapa será autorizada já nos próximos dias. A entrega da ordem de serviço depende apenas de uma nova agenda do governador na região. Essa primeira etapa vai sair do sentido Vila Nova-Centro e vai parar na Vila São José. A expectativa, claro, é que, depois de iniciada, a obra não pare mais e seja concluída no governo de Jorginho Mello.

Sucesso

Edição 2022 da Câmara Mirim terminou com sucesso na participação dos alunos de escolas públicas e privadas da cidade. Agora os 17 eleitos vão passar por um período de intenso treinamento até a posse, programada para março. Coordenador do projeto, o vereador Joares de Jesus lembra que além de formar novas lideranças a intenção é ter, no futuro, cidadãos mais bem orientados sobre o verdadeiro papel do vereador e dos demais poderes que gerem a cidade.

Falando em sucesso

O Festival Literário de Içara encerrou no sábado com todos os objetivos alcançados. Todos os estudantes puderam passar pela feira e comprar livros com vales que foram ofertados pelo governo. As palestras e atrações culturais atraíram um bom público e movimentaram a cidade.

Inflação

Pela terceira semana consecutiva, a estimativa de inflação para este ano subiu, passando de 5,63% para 5,82%. A informação está no Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (14) pelo Banco Central, após ouvir mais de 100 instituições financeiras na semana passada. O informativo lembra que a meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5% e será considerada cumprida se oscilar entre 2% e 5%.

Natal

O último Café de Ideias do ano entra no clima do Natal e promete uma manhã de conhecimento, aprendizado e novidades aos comerciantes de Criciúma. Realizado mensalmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, o evento ocorrerá nesta quinta-feira (17), a partir das 8h30min, na sede da entidade. Dando as boas-vindas ao público, a professora, palestrante e especialista em mídias sociais Thaise Teixeira falará sobre “Como utilizar as redes sociais para vender mais no Natal”.

Movimento

Conforme aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (14) pelo Banco Central, a atividade econômica brasileira registrou um crescimento de 0,05% no mês de setembro, na comparação com agosto. Considerando os últimos três meses, a alta foi de 1,36%. O IBC-Br reúne informações do nível de atividade dos três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. Ele é levado em conta pelo Banco Central para tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.