Nutricionista dá dicas de alimentos que contribuem para os estudos, melhorando a memória ou dando energia para se adaptar à correria estudantil

Da Redação

Para dar uma força aos estudantes no início do ano letivo, vamos a alguns alimentos que contribuem para os estudos, melhorando a memória ou dando energia para se adaptar ao estilo de vida mais puxado de acordar cedo, ir pra escola, estudar, voltar e estudar mais um pouco… e gira a roda novamente.

A nutricionista Letícia Tizziani recomenda o consumo de açaí, banana, nozes, castanhas, amêndoas e morango. Outra dica indispensável é a ingestão de líquidos. Beber água e água de coco durante os estudos ajuda a hidratar o organismo e a fortalecer o sistema imunológico.

Para combater a preguiça e o cansaço, a melhor opção de lanche é açaí. Também melhora o funcionamento do intestino, protege o coração e previne contra infecções, osteoporose e Alzheimer. O fruto é rico em fibras, proteínas, vitaminas B e C, antioxidantes e minerais. “Embora ofereça muitos benefícios, o consumo deve ser moderado. Recomenda-se somente uma tigela pequena ou um copo de 100g a 200g uma vez ao dia, pois os seus carboidratos são contraindicados para quem precisa perder peso”, destaca a nutricionista.

Os estudos também exigem mais energia. A banana é fonte de vitamina B e possui açúcares naturais como frutose, sacarose e glicose. Essa fruta contribui para o sistema nervoso, regula o sono, ameniza o estresse, melhora o humor, aumenta a disposição e previne distúrbios emocionais. Já a água de coco é rica em vitamina C, sódio, potássio, magnésio, manganês, cálcio, fósforo e antioxidantes. Esses nutrientes hidratam o organismo e melhoram a disposição.

As oleaginosas também estão no grupo dos alimentos energéticos. As nozes são ricas em ômega 3 e 6, que diminuem a ansiedade. A castanha é fonte de vitamina C e previne contra dor de cabeça, além de melhorar a memória. Já as amêndoas possuem proteínas, fibras, cálcio, magnésio e potássio, responsáveis pela proteção das células do cérebro e pela circulação do sangue. “Nosso estilo de vida influência em todos os aspectos, na saúde física e emocional, no humor, na criatividade e no raciocínio. Por isso, é fundamental uma alimentação equilibrada para o desenvolvimento de todas nossas habilidades cognitivas”, explica Letícia.

O morango é recomendado para melhorar a concentração. A fruta possui antocianinas e fisetinas que previnem contra a perda de memória, protegem e estimulam o cérebro, além de equilibrar o PH e desintoxicar o organismo. “Essa fruta é rica em nutrientes. Possui antioxidantes que previnem a inflamação e oxidação das células, melhorando a função motora. Consumi-la pela manhã ou no lanche a tarde pelo menos uma vez por dia ajuda a turbinar os estudos”, ressalta Letícia.

A última dica da nutricionista é a hidratação. Beber água melhora o humor, diminui a ansiedade e a fadiga. “A sede atrapalha a produtividade. Quando o nosso corpo necessita de água é comum desviar a atenção, diminuindo a agilidade para concluir as tarefas. Um copo de 300 ml a 500 ml antes de iniciar qualquer atividade é o suficiente para potencializar o cérebro e melhorar a concentração e o ritmo de produção. Claro, uma boa noite de sono também é uma excelente aliada”, afirma a nutricionista.