O Fundo será barrado

Presidente Jair Bolsonaro confirmou com uma postagem em seu Twitter que pretende vetar o texto aprovado pelo Congresso Nacional elevando o Fundo Eleitoral para quase 6 bilhões de reais. “Defendemos, acima de tudo, a harmonia entre os Poderes, bem como a sua autonomia. É partindo deste princípio que jogamos, desde o início, dentro das quatro linhas da Constituição Federal. Dito isso, em respeito ao povo brasileiro, vetarei o aumento do fundão eleitoral”, escreveu o presidente que com a decisão atende um desejo da população. Não há como negar que a aprovação do fundo foi um tapa na cara do cidadão de bem. E, por favor, não insistam em dizer que não havia o que fazer, era possível sim rejeitar. Imagina-se agora que os nobres congressistas não tenham a ousadia de derrubar o veto presencial.

A Pesquisa do Grupo ND

Grupo ND, ao qual pertence a Record em Santa Catarina, divulgou uma pesquisa encomendada para avaliar o cenário eleitoral no estado. A pesquisa tem 10 cenários e ainda é pouco conclusiva. Em todos os cenários ofertados ao eleitor Carlos Moisés, Raimundo Colombo e João Rodrigues aparecem se revezando na primeira e na segunda colocação. Jorginho Mello corre por fora. Os demais citados pouco pontuam. Claro que é cedo demais, que o principal assunto em pauta segue sendo a pandemia, mas os dados apresentados servem para colocar um molho no cenário político e aquecer o debate para 2022.

O primeiro teste

Governador Carlos Moisés anunciou abertura de inscrições para o primeiro evento teste de Santa Catarina. Vai ser uma apresentação da Camerata no Teatro do CIC e será aberta para pessoas testadas e para as vacinadas contra a Covid-19. Com base nos resultados obtidos neste e em outros eventos o Estado vai preparar os protocolos e ajustar as regras para a volta definitiva dos eventos, dos grandes eventos com a presença de público.

Aprovado

Câmara de Vereadores do Balneário Rincão aprovou o convênio entre o município e a Polícia Militar. Pelo texto que passou no legislativo, o Município irá fazer o repasse de 38 mil reais para contribuir com o trabalho de policiamento ostensivo que a corporação faz na cidade”.

A volta do aeroporto

Prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, está confiante que é possível e viável economicamente recolocar em operação os voos comerciais no Aeroporto Diomício Freitas. Para isso, basta que alguns investimentos sejam feitos. Neguinho, aliás, já trabalha para que os equipamentos de segurança de voo sejam licitados e instalados. A defesa de Neguinho é que o aeroporto operando vai ajudar a impulsionar ainda mais a economia da região e que ele não atrapalharia o funcionamento de Jaguaruna. Vamos aguardar. É improvável que o Diomício Freitas tenha o fluxo que já teve no final dos anos de 1990 e no início dos anos 2000 quando a TAM operava com três voos diários Criciúma/São Paulo. O regional, no entanto, pode ser sim uma alternativa para voos de carga e também para operação de empresas menores que operem com voos regionais.

Vai avançar

Cidades da região receberam ontem uma nova remessa de doses de vacina contra o coronavírus. A nova remessa de imunizante vai permitir que os municípios acelerem o processo de vacinação contra o coronavírus. A outra boa notícia é que o Brasil deve receber voos diários da Pfizer com novas doses encomendadas e que Fiocruz e Butantan também estão acelerando a produção. Ao que tudo indica vamos mesmo fechar setembro com todos os adultos maiores de 18 anos devidamente imunizados contra o novo coronavírus.