Parte dos gestores questiona dados apresentados pelo IBGE

Criciúma

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estarão reunidos na segunda-feira (9) na Prefeitura de Criciúma. A conversa foi convocada pelo prefeito Clésio Salvaro, que quer discutir os números prévios apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo Demográfico de 2022, que ainda segue em andamento.

Os prefeitos questionam os dados até então divulgados pelo IBGE. “Este recenseamento, dadas as parciais e estimativas, não refletem a realidade”, disse Clésio Salvaro. De acordo com a prévia divulgada pelo Censo de 2022, a população da Amrec teve um aumento de aproximadamente 20% em relação ao Censo de 2010, o último realizado.

De acordo com o Censo Demográfico realizado em 2010, eram 390.791 habitantes em 11 municípios. Já a prévia do recenseamento de 2022, divulgada pelo IBGE, mostra que há 468.723 moradores na soma dos 12 municípios, incluindo Balneário Rincão, instituído em 2013.

“Criciúma tem muito mais eleitores que outros municípios e aparece com menos habitantes”, destacou Salvaro. Ao mesmo tempo, o prefeito de Criciúma reforçou o pedido para que as pessoas recebam os recenseadores para responder o Censo de 2022. “A participação para responder o IBGE é muito importante. E isso não é somente para Criciúma, os demais municípios também são importantes. Criciúma é forte por conta dos outros municípios da nossa região, da região de Araranguá, de Tubarão. A macrorregião Sul precisa que a gente responda ao IBGE só assim vamos ter uma região mais forte”, pontuou.

O presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, disse que ouvirá os prefeitos para saber quais medidas tomar sobre o censo. “O prefeito Clésio Salvaro levantou esta discussão e nós vamos reunir com os prefeitos para debater este assunto. No caso do meu município, eu acredito que esteja certo, mas vamos tomar decisões em conjunto”, afirmou.