Chegou o momento de unir diversão e conscientização, com o 13º Passeio Ciclístico da Integração, evento promovido pela Equipe Multi-Institucional, com ações preventivas e educativas na Operação Veraneio, em Balneário Rincão. A largada ocorrerá no sábado, às 16 horas, mas já para esta quarta-feira está marcada a primeira atividade.

Entre 14 e 16 horas, será realizada no município a primeira blitz educativa, no Acesso Norte, no início da avenida Leoberto Leal. Haverá uma, barreira da Polícia Miliar, para que os voluntários entreguem o material informativo, por exemplo, de como fazer um trânsito mais seguro. A ação será repetida no sábado, entre 10 e 12 horas, no mesmo local e também no Acesso Sul.

Serão abordados temas como o projeto Educando para o Trânsito, Disque Denúncia; Proerd e orientações de segurança, Pelotão Maria da Penha, Rede de Vizinhos; ações preventivas em afogamentos, traumas e águas-vivas; Pelotão Esperança e prevenção à dengue; ações preventivas de segurança, campanha de incentivo à doação de sangue e medula ósea; prevenção e tratamento do trauma raquimedular (TRM), prevenção a acidentes por mergulho; prevenção ao suicídio); combate às drogas; prevenção em desastres; prevenção de acidentes aquáticos ou de navegações, cuidados e promoção da saúde bucal

Na tarde de sábado, os ciclistas vão sair da Zona Norte e percorrer diversas ruas da área central. Quem decorar a bicicleta conforme o tema, “Prevenir, para salvar + vidas”, vai concorrer a prêmios. Uma bike será entregue também à equipe com o maior número de participantes.

 

Inscrições

 

Para o sorteio de brindes, é necessário fazer a inscrição, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas. As inscrições podem ser realizadas antecipadamente na Mercearia Castanheira (Zona Sul), na Delegacia de Polícia Civil, na base da Polícia Militar ou na prefeitura de Balneário Rincão.

“Fazendo parte das ações da Operação Veraneio, além de lazer, entretenimento e integração, o 13º Passeio Ciclístico de Balneário Rincão terá propósitos sociais e humanitários; com ações educativas/preventivas e solidárias (arrecadação de alimentos nas inscrições e duas blitze educativas); sendo convidados a participarem ONGs e instituições que fazem parte da Equipe Multi-Institucional”, afirma o agente de polícia e voluntário da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes.

Ele conta que a organização busca a doação de brindes junto à comunidade e às empresas, para sorteio no sábado. “As pessoas podem colaborar com bikes, pranchas, cadeira de praia, guarda-sol e outros ítens de praia”, lista.