Nos dois primeiros meses deste ano, foram cadastradas 6.843 oportunidades de emprego na plataforma, contra 5.382 vagas no mesmo período de 2023

Criciúma

Desenvolvida pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para auxiliar empresas nas contratações, aproximando-as de profissionais à procura de uma oportunidade ou que querem uma nova colocação no mercado de trabalho, a Rede de Talentos (https://www.rededetalentos.com.br/) mostra que a oferta de empregos continua em tendência de alta neste início de ano.

Considerando os meses de janeiro e fevereiro, foram cadastradas na plataforma 6.843 oportunidades de emprego, diante de 5.382 vagas ofertadas no mesmo período de 2023, o que representa alta de 27,15% no bimestre.

As vagas abrangem diferentes áreas de atuação e níveis organizacionais, incluindo o estratégico, o tático e o operacional. São oportunidades oferecidas desde a quem está em início de carreira, como estagiários e Jovens Aprendizes, a especialistas.

“Para as empresas, a Rede de Talentos é uma ferramenta que dá suporte a uma área muito sensível, a captação de profissionais que vão reforçar seus quadros e contribuir para o seu desenvolvimento. Também desempenha um papel social importante, ampliando as oportunidades de um trabalho digno às pessoas, que podem cadastrar seus currículos sem qualquer custo”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

No primeiro bimestre, mais de 1 mil empresas de Criciúma e de outros municípios cadastraram vagas na Rede de Talentos, tanto no ano passado quanto neste. Já o número de currículos cadastrados chegou a quase 3,8 mil nos dois primeiros meses de 2024. Nos primeiros meses deste ano, a plataforma registrou mais de 265 mil acessos.

“Por meio da Rede de Talentos, nós observamos o aumento na demanda por profissionais, principalmente, qualificados. Esse sempre foi um gargalo à empregabilidade e continua sendo. Por isso, um dos eixos de atuação da diretoria da Acic é a Educação, trabalhando para que as instituições de ensino estejam alinhadas às necessidades das empresas”, declara Zanette.

Mais de 1,4 milhão de acessos em 2023

Considerando os 12 meses de 2023, a Rede de Talentos da Acic contabilizou média mensal de quase 3 mil vagas cadastradas e o número de currículos cadastrados teve média mensal de 2.010. Já a quantidade de acessos na plataforma ultrapassou 1,4 milhão, média mensal de quase 119,4 mil.

Assistente de laboratório na Unnicola Adesivos e Selantes, Salesio Sebastião de Oliveira Junior é um dos diversos profissionais contratados por meio da Rede de Talentos. “Eu vi a vaga na plataforma, mandei o currículo e fui contratado. Estava empregado na época, mas buscava uma nova colocação”, comenta.

“Trata-se de uma solução imprescindível às empresas e os números demonstram a eficiência da plataforma. Para os associados da Acic ainda são concedidas condições diferenciadas no anúncio das vagas e outras funcionalidades da ferramenta”, ressalta a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.