Programação com palestras e horários especiais estão entre as atividades no municípios

Criciúma e Içara

Em alusão aos cuidados com os homens e à prevenção de doenças que atingem, sobretudo, eles, as secretarias de Saúde dos municípios da região tem programação para o mês de novembro.

Na programação alusiva ao Novembro Azul em Içara, a Secretaria de Saúde intensifica os atendimentos e promove dia especial à saúde do homem. As Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão com atendimentos em horário estendido até às 20h nos dias 8 e 22 para a realização de testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas para homens acima de 45 anos.

“As consultas devem ser agendadas previamente priorizando homens que trabalham em horário comercial”, alerta a coordenadora da atenção primária, Enfermeira Shirley Gazola.

Shirley ainda destaca que no dia 11 de novembro haverá o “Dia do Homem”. Nesta data, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no bairro Jardim Elizabete, serão ofertadas consultas médicas com urologistas (agendamento nas unidades de saúde), exames laboratoriais, testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, palestras sobre câncer de próstata e pênis”. A ação acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Em Criciúma, na terça-feira, houve ainda homenagem a Mário Sônego, de 92 anos, Hédio Francisco Nunes, de 91 anos, e João Costa da Silva, de 85 anos (foto). A programação vai contar com atendimento em horário estendido e serviços voltados ao público masculino.

12/11 – 9h às 12h – Praça Nereu Ramos: Verificação de Pressão Arterial; Vacinação (Febre amarela, Tétano, VTV, Hepatite B, Covid); Avaliação e orientação sobre o câncer de boca; Avaliação Nutricional e Orientação Alimentar; Planejamento reprodutivo com orientação para abertura de processo para realizar vasectomia; Orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis; Orientações para parar de fumar; e Orientações de combate ao uso abusivo do álcool.

23/11 Dia D Azul – 17h às 20h – UBSs: Vacinação do adulto; Avaliação Saúde Bucal e orientações para prevenção ao Câncer de Boca; Orientações médicas sobre a prevenção a saúde do homem, incluindo: Câncer de próstata, HPV masculino entre outros; Testes rápidos HIV, Sífilis, Hepatite B e C; Educação em Saúde.