Semana será educativa e sem cobrança de tarifas

14

Mas, a partir da próxima segunda-feira, consumidores que estacionarem no centro serão cobrados

Criciúma

O novo estacionamento rotativo de Criciúma, implantado ontem (24), terá uma semana de orientação. Os consumidores que estacionarem no centro já encontrarão novos monitores, mas a tarifa não será cobrada ainda. No primeiro momento, a nova Zona Azul será expandida de 700 para 2.400 vagas, número que deve ser ampliado para 4.800 nos próximos meses. Com 39 parquímetros, o novo rotativo terá reajuste de preço, com o valor da vaga por hora passando de R$ 2,00 para R$ 2,50.

“Pessoal vai estar na rua hoje, porém apenas para orientação. Teremos uma semana educativa. Os monitores estarão nas ruas, mas a cobrança de fato acontece na próxima segunda-feira, dia 31. Esses próximos dias serão para as pessoas se adaptarem ao novo sistema”, explicou o coordenador do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana.

Além do dinheiro em espécie, o motorista poderá pagar por aplicativo, pix e cartão de crédito ou débito. O app do rotativo, Gerestar Criciúma, também será utilizado para ocupar e liberar vagas. No aplicativo, o motorista deve cadastrar sua placa, registrar a ocupação e liberação da vaga, e comprar créditos – que ficam disponíveis em uma “carteira virtual” – para pagar por uma vaga. Também é possível fracionar as horas que serão utilizadas, caso o motorista queira ocupar o espaço por um tempo menor, como 15 minutos, por exemplo, ou então estender esse tempo.

“Não adianta o motorista querer burlar o sistema, pois os monitores pela placa do veículo conseguem saber se há algum problema ou se foi pausado de forma errônea. Teremos a ampliação de 35 para 66 monitores”, ressalta Fontana.

A Zona Azul seguirá com o mesmo horário de funcionamento, das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 8 às 12 horas nos sábados. As motos, desde que estacionadas em vagas próprias para elas, seguem isentas de pagamento. O novo estacionamento vai abranger mais ruas e alguns moradores de prédios que não possuem vagas poderão ser prejudicados. “Infelizmente não somos culpados de eles não terem uma vaga na garagem, a cada duas horas, o veículo precisa ser tirado”, pontua Fontana.