Içara incrementa frota com Camaro apreendido de traficante

16

Veículo foi cedido pela Justiça para uso da Polícia Civil durante a tramitação do processo criminal

Içara

O novo veículo incorporado à frota da Delegacia de Içara chega com status de viatura destaque. Um GM/Camaro 2013, apreendido em operação de combate ao tráfico de drogas em 2020, foi cedido pela Justiça para uso da Polícia Civil durante a tramitação do processo criminal. A medida evita o desgaste do carro em um pátio público e também incrementa o trabalho policial. O veículo foi todo caracterizado com a identidade visual da Polícia Civil de Santa Catarina e passa a circular desde quarta-feira (14).

A apreensão do Camaro ocorreu na Operação Língua Solta, desencadeada pela Delegacia de Içara em duas etapas. A investigação iniciou em fevereiro de 2020, com a prisão de um pequeno traficante de drogas da cidade. Na sequência, por meio de intenso trabalho investigativo, foi mapeada a rede logística de fornecimento de drogas de pequenos traficantes, levando à identificação de um dos maiores fornecedores de drogas da região de Criciúma, o qual ostentava um padrão de vida altíssimo sem lastro financeiro legal para tanto.

Nesta primeira fase, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensões. A diligência resultou na maior apreensão de drogas do Sul do Estado, que somadas ultrapassam 3 toneladas de maconha, além de uma máquina de contar dinheiro e farto material probatório. Isso tudo levou à segunda fase da operação, quando teve o cumprimento de sete mandados de busca e apreensões e seis mandados de prisões preventivas. Foi, então, que ocorreu a apreensão de uma carreta de som, avaliada em mais de R$ 200 mil, o veículo GM/Camaro e uma camionete Toyota/Hilux.

A “Operação Língua Solta” terminou com a prisão do fornecedor de drogas investigado. O traficante foi condenado há mais de 20 anos de prisão pelos crime de tráfico e drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. “A inserção deste Camaro na frota Delegacia de Içara dignifica o trabalho de todos os policiais envolvidos na operação, confirmando a expertise da Polícia Civil na investigação”, comenta o delegado Rafael Marin Iasco. A autoridade policial ainda acredita que a iniciativa demonstra às pessoas que o crime não compensa. “Quando se tem uma Polícia Judiciária forte, se tem o combate dos crimes de grande repercussão, com grandes apreensões”, aponta o responsável pela Delegacia de Içara.