Efetivo na pauta

Já na próxima semana o presidente da Amrec, prefeito de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves, pretende procurar o novo governador de Santa Catarina, que será conhecido no domingo, para apresentar as primeiras prioridades da região. Segundo Neguinho, são muitas as ações que a região precisa para impulsionar o seu desenvolvimento, mas neste primeiro contato o pedido será relacionado a segurança. “Os pedidos são muitos, mas não podemos assustar o homem logo no começo. Vamos apresentar nossa prioridade número um que é a segurança. Estamos com carência no nosso efetivo e isso precisa ser resolvido. Esse é um problema que afeta todo o Estado, mas a situação na Amrec, seja da Polícia Civil, seja da Militar é grave e precisa de atenção urgente. Será, portanto, o nosso primeiro pleito”, detalha.

Faz de conta

Na última semana os prefeitos e secretários de saúde da região voltaram a pauta com a questão das cirurgias eletivas. Para o diretor do Hospital São Donato, Júlio de Lucca, o encontro foi positivo, mas precisa ser repetido e os municípios precisam fazer mais. “Cocal do Sul deu o exemplo, complementou com recursos próprios e fez a fila andar. O que existe hoje é o Estado fazendo de conta de paga através dos seus incentivos, que são insuficientes, e os hospitais fazem de conta que executam. Isso não resolve. Os prefeitos ficam sendo alvo de pressão. Eles precisam fazer algo para que isso se resolva”, ressaltou.

Angústia

Durante entrevista à Massa FM, Júlio também ressaltou a angústia que o setor hospitalar tem sofrido com o piso nacional da enfermagem. “A gente ainda não tem uma solução, ainda não sabe de onde virá o dinheiro para custear isso. No São Donato serão mais dois milhões extras no custo que precisa ser buscado e por ora não há nenhum indicativo”.

Aprovada

Mudança no estatuto da Cooperativa de Içara, que foi para a pauta na última semana, foi aprovada por unanimidade. Medidas modernizam as regras e agora só vai ter votação para escolha de conselhos de administração e fiscal caso haja mais de uma chapa concorrendo. Quando houver chapa única a decisão é por aclamação.

Assinatura

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro assina nesta terça-feira o contrato com o Fonplata. O segundo financiamento vai injetar 25 milhões de dólares em projetos de infraestrutura, Meio Ambiente e ações de prevenção aos efeitos do clima. Com a contrapartida do município a cidade vai garantir mais de 160 milhões de reais em obras na cidade

Rotativo

O estacionamento rotativo de Criciúma passa por mudanças a partir desta segunda-feira. Saem de cena os monitores e surgem os parquímetros. O novo modelo, agora gerido por uma empresa terceirizada, também terá a utilização de aplicativo para facilitar o serviço e o pagamento através de cartão e pix. Com previsão de aumento para mais de 2,4 mil vagas, o rotativo também terá mudança no valor. A partir de agora a hora vaga custa R$ 2,50.

Fora da casa

Nem dá para perder muito tempo para falar de Roberto Jeferson. Quem atira em policial é criminoso e merece o tratamento que se dá a esse tipo de gente. Se fosse um pobre coitado, mesmo que o fizesse para defender sua suposta liberdade de expressão, já estaria crivado de balas. O que mais dói é ver algumas pessoas, que supunha-se inteligentes, defendendo esse e outros sujeitinhos que se dizem a defesa da democracia e que fazem de um tudo para subverter a ordem legal e social das coisas.