Coluna José Adílio – 27/08/2019

71

Procura acentuada

O setor imobiliário começa a colher os frutos dos investimentos realizados em Balneário Rincão. As imobiliárias do município começam a receber pedidos de reserva para passar o verão no Rincão. O corretor de imóveis Luiz Soares Menegat ressalta que a procura neste ano em relação aos anos anteriores está maior. Ele pontua que a movimentação no município está mais intensa até no inverno. Para o corretor, as obras estruturantes realizadas, como o calçadão da Beira-Mar, que tem atraído mais turistas e veranistas. O corretor alerta que muitas reservas já são pagas antecipadamente para garantir o imóvel. O veranista que fazer a reserva agora poderá pagar de forma parcelada. As imobiliárias querem também criar no Balneário Rincão espaços para alugueis de curto prazo, para as pessoas que queiram passar poucos dias visitando o município.

Valorização

As imobiliárias não estão somente tendo grande procura de aluguel, mas também procura de compra e venda de imóveis. Com a procura alta, os imóveis ficaram mais valorizados. As construtoras estão lançando novos empreendimentos como loteamentos, edifícios e condomínios fechados. Balneário Rincão vive um novo momento, com investimentos do poder público e investimentos privados. Nestes últimos anos, o município começou a reverter o quadro, com as pessoas voltando a procurar Balneário Rincão para passar a temporada de verão.

Instalação de cartório

Balneário Rincão protocolou o pedido da instalação de um cartório no fim de 2017. O pedido está tramitando nos departamentos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No dia 20 de agosto, última terça-feira, uma comitiva de Balneário Rincão esteve no TJ, em Florianópolis, para verificar o andamento do processo. Após a visita, a comitiva recebeu informação de que o processo foi analisado na Corregedoria Geral de Justiça e teve decisão pela viabilidade da criação do cartório. Agora o processo seguiu para a Comissão Permanente da Divisão e Organização Judiciária e deverá ser analisado nesta terça-feira, 27/08. A comitiva de Balneário Rincão aguardava resposta do TJ se poderia ir a Florianópolis acompanhar a sessão. Caso a criação do cartório seja aprovado no Tribunal de Justiça, um projeto de lei será encaminhado para a Assembleia Legislativa para votação e aprovação dos deputados.

Mobilização

Com a mobilização de outras siglas se organizando para as eleições municipais de 2020, o MDB de Balneário Rincão realizou encontro da executiva do partido na última semana, quando definiu um roteiro para passar em todas as comunidades do município falando com as lideranças dos bairros. Os encontros serão para começar as escolha e avaliação dos nomes que pretendem ser candidatos a vereador. O primeiro encontro foi realizado ontem na localidade de Barra Velha. O presidente do MDB rinconense, vereador Mauri Viana, explica que o partido trabalha para lançar uma nominata forte para repetir as eleições anteriores e ainda aumentar o número de cadeiras. O MDB trabalha a coligação com o PSD na majoritária, mas nas eleições proporcionais não é mais permitido ter coligação.

Sem partido

O engenheiro civil Nestor Back, gestor da pasta de Infraestrutura de Balneário Rincão, após desavenças com a executiva estadual e federal, se desfilou do PSB antes da última eleição. Era vice-presidente do diretório municipal de Balneário Rincão e hoje está sem partido. Nestor tem sido procurado por outras siglas para fazer filiação, mas ainda não definiu qual o rumo tomar. O engenheiro civil já foi candidato a vice-prefeito em Içara, antes da emancipação de Balneário Rincão.

Iluminação pública

Preocupado com o movimento de pedestres e ciclistas, o vereador Gustavo de Jesus (PP) fez indicação na Câmara de Vereadores de Balneário Rincão pedindo ao Poder Executivo mais atenção com a iluminação pública na rodovia Jorge Fortulino, entre o acesso Sul e o bairro Pedreiras. O vereador justifica que está impossível transitar a noite no local devido à escuridão. O vereador também aponta que a rodovia não oferece acostamento em condições para a passagem de pedestres e ciclistas.

Canil pronto

Com o canil praticamente pronto, a batalha dos voluntários da Organização dos Animais de Rua de Balneário Rincão (OPA) se intensifica. Os próximos passos são a campanha de arrecadação de pisos e argamassas para a realização do acabamento da obra e a colocação em funcionamento. A previsão é de o local ficar pronto em setembro. Enquanto isso, as doações não param. Na última semana, a OPA recebeu a visita de Alan Possamai, que brilhou no Big Brother Brasil (BBB 2019), quando ficou em segundo lugar. Alan visitou a estrutura do canil e fez uma doação de ração.

Manutenção

Grupo de Voluntários pelo Desenvolvimento de Balneário Rincão (VDBR) trabalharam no fim de semana no replantio das mudas de árvores ornamentais que secaram após o plantio feito pelo grupo. Foram substituídas cerca de 60 mudas. O grupo tem acompanhado o crescimento das mudas e vem trabalhando na criação de obras de artes que possam servir para a colocação de flores. Muitos objetos abandonados estão virando obras de arte. A implantação de um relógio de flores também está sendo estudada. A chegada da primavera em Balneário Rincão promete ser uma linda, com a cidade ficando mais florida.