Números para celebrar

Quanto o assunto é emprego, a região tem mais uma vez motivos para comemorar.  Segundo os dados do Caged, os 12 municípios da Amrec abriram 1.793 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês passado, aumento de 41,07% em relação a janeiro e de 28,4% em comparação a fevereiro de 2020. Janeiro já havia sido um mês altamente positivo o que mostra mesmo com a pandemia, mesmo com uma série de temores a economia da região segue aquecida, pronta para retomar seu ritmo. Mais uma vez todas as cidades da região tiveram um saldo positivo. Criciúma obteve o melhor desempenho o que é natural já que é a maior cidade, a referência regional. Foram 867 novas vagas no mês e a 1.286 no acumulado do bimestre. Içara segue com o segundo melhor saldo, ao atingir 159 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro e 467. Morro da Fumaça foi a surpresa, ficando na terceira posição com 152 empregos em fevereiro e 253 no acumulado. A cidade de Forquilhinha terminou na quarta posição. Foram 120 vagas em Janeiro e 231 Nos dois primeiros meses deste ano.

As demais

As outras cidades da região também somaram, nestes dois primeiros meses de 2021 um número maior de contratações do que de demissões. Confira o resultado cidade por cidade. Siderópolis (185); Urussanga (149); Nova Veneza (148); Orleans (141); Balneário Rincão (90); Cocal do Sul (74); Lauro Müller (30); e Treviso (10).

Falando em números

Também é possível encontrar números positivos quando o assunto é a pandemia. Em Criciúma o número de casos ativos da doença estão em queda. Há registro de queda também no número de pacientes internados. Não é nada espetacular, mas é um indicativo de dias melhores. Isso não significa, no entanto, que você possa sair por ai deixando de lado todas aquelas medidas restritivas que você já até já decorou. Se a população colaborar vamos dar a volta por cima;

Aliança Saúde

Chega hoje em Içara o tomógrafo do Hospital São Donato. Equipamento foi garantido ao hospital pela Cooperaliança. “A gestão dos recursos é da direção, mas quem está garantindo estes equipamento importante são os associados que avalizaram a indicação deste investimento no Hospital”, defende Reginaldo de Jesus, presidente da Cooperativa de Içara. A atual gestão, aliás, pretende focar cada vez mais investimentos para melhorar o acesso de seus associados aos serviços de saúde. Além do tomógrafo a entidade também está comprando um pacote de mamografias para as meninas da Casa Rosa. Outras ações também devem ser anunciadas em breve.

Executiva pronta

Novo PDT de Içara está com sua executiva provisória pronta. O comando vai ficar com Rodrigues Mendes, o Sapinho. Os demais membros, já definidos serão anunciados na próxima semana, após uma reunião programada entre as principais lideranças do partido. Principal meta é preparar o partido para o pleito do ano que vem e reforçar a legenda já visando a participação na eleição municipal de 2024. “Queremos apresentar uma opção para a cidade”, adianta Sapinho.

Repasse

Entidades beneficiadas com os recursos do Fates da Cermoful começam a receber os recursos em breve. O comunicado às entidades será feito pela Direção da Cooperativa. O valor será repassado em nove parcelas e as entidades assume o compromisso de realizar uma prestação de contas para apontar o bom uso do dinheiro repassado pela Cermoful.

Transparência

Vereadores Geraldo Baldissera e Carla Souza protocolaram na Câmara de Içara um projeto que pretende dar mais transparência ao processo de imunização contra a Covid-19 em Içara e minimizar o risco de qualquer fraude. “A intenção é que os nomes dos vacinados sejam divulgados. Isso é transparência e segurança para a população”, defende Baldissera. A expectativa é que o projeto que já está ativado em outras cidades seja analisado nos próximos dias. “Esperamos ter o apoio dos demais parlamentares e colocar ele em prática em breve”, defende a vereadora Carla.

Ele fica

Luiz Fernando Vampiro deve mesmo continuar na secretaria de Educação do Estado. Encaminhamento feito pela governadora em exercício Daniela Reinehr. Ela assumiu nesta terça-feira, sem cerimônia. Agora governadora, ela promete uma gestão focada em minimizar os efeitos da pandemia e reforçar o desenvolvimento do Estado.