Samae amplia captação de água para 220 litros por segundo

79

Com isso, o órgão de abastecimento do Rincão quer evitar a falta d’água comum na temporada

Para evitar os problemas no abastecimento de água no Balneário Rincão, como ocorreu em janeiro deste ano, quando moradores reclamaram da falta de pressão, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) do Rincão informou que fez melhorias com vista ao início desta temporada, ampliando a captação de água para 220 litros por segundo.

“Fizemos estudos com três empresas e observamos que nós captamos 140 litros por segundo, para Içara e para nós. No verão temos que captar 190. Então fizemos um trabalho para captar 220 litros, a partir de semana que vem”, contou o presidente do Samae, Ademar Darolt.

A água é captada na Lagoa do Faxinal e é distribuída para todo o Rincão e para parte de Içara, até a Vila Nova, o restante é abastecido pela Casan. Segundo Darolt, do Natal ao dia 10 de janeiro é a época que mais pessoas vão para a praia e o sistema de abastecimento fica sobrecarregado.

“Temos três equipes de encanadores, se der um vazamento, já corremos na hora, o cano é de 250mm que manda água para o Centro do Rincão e 300mm o que vai para Içara. Se ficar vazando por umas 2 horas já falta água, se der problema de falta é por causa desse motor”, explicou.

Dois operadores vão trabalhar 24 horas no local onde é feito a captação para sanar problemas que possam ocorrer já ali.