Movimentando a economia

Aberta na quarta-feira a CasaPronta promete mais uma vez superar as expectativas. O evento que apresenta as principais novidades da indústria da construção, moveleira e de decoração é um prato cheio para que gosta de economia. A feira movimenta a cidade durante pelo menos duas semanas. São profissionais que vem para a montagem do evento e que se hospedam nos hotéis, consomem nos bares, restaurantes e lojas do município. A feira movimenta as indústrias do setor, mas também a barraquinha de cachorro quente, faz o dinheiro circular na cidade e todos acabam ganhando. A feira também ajuda a impulsionar novas tecnologias para o setor e faz evoluir um dos principais geradores de emprego da região. Eventos como este precisam ser celebrados e incentivados cada vez mais.

As eletivas

As filas das cirurgias eletivas foi o tema da reunião de prefeitos da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) na tarde de ontem. O encontrou teve a presença dos secretários de Saúde, representantes da Secretaria de Governo do Estado da Saúde e representantes dos Hospital São José, de Criciúma e São Donato de Içara. O presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, avalia como positiva a reunião e pontua quanto aos encaminhamentos do encontro. “Urulogia e ortopedia são os principais gargalos. Foi decidido que o estado vai rever os contratos com os prestadores que não estão conseguindo cumprir o que está sendo pactuado. Foi determinado que o Hospital São Donato tem prazo para ver quais procedimentos específicos serão realizados na área de urologia. A intenção é que se agilize esse processo”.

Recontratadas

Prefeitura de Içara recontratou as agentes de saúde que haviam sido desligadas na gestão passada. A prefeita Dalvania Cardoso já havia dito no início desta semana, em entrevista na Massa, que decisão Judicial se cumpre. Além disso ela também destacou que o município está precisando de mais profissionais na área. Nós estávamos sentindo falta dessas profissionais e contamos muito com elas para seguir aumentando a nossa nota do Previne Brasil do Ministério da Saúde, que já pulou de 2,7 no início do ano passado para 8,27 agora”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso.

Assinado

O convênio entre o Governo de Criciúma e a CDL. O recurso da ordem de 1 milhão de reais será usado para os eventos e para a decoração da cidade. Expectativa é que o Natal, melhor data do ano para o setor, ajude a impulsionar as vendas e aqueça ainda mais a economia. Aposta da CDL é terminar o ano crescendo perto dos 10% em comparação com o ano passado.

Vem aí

Cermoful está preparando mais uma super edição do Natal Cermoful. Evento mais tradicional do calendário de dezembro de Morro da Fumaça vai chegar com muitas atrações e recheado de prêmio. Cooperativa também já prepara mais uma corrida rústica do cooperativismo. São estas ações sociais que tem sido desenvolvidas pela direção que garantem cada vez mais a consolidação da Cooperativa como a grande parceira no desenvolvimento do Município.

Assédio

Faltando dez dias para o segundo turno das eleições, o Ministério Público do Trabalho registrou um aumento de mais de 800% no número de denúncias de assédio eleitoral em relação ao primeiro turno. São, pelo menos, 701 casos investigados pelo órgão até esta quinta-feira (20). Segundo o MPT, configura assédio eleitoral a tentativa de empregadores de influenciar o voto de empregados por meio de ameaças ou benefícios financeiros. Boa parte destes registros tem sido feita nos Estados do Sul e do Sudeste, considerados os principais redutos bolsonaristas.

As prioridades

Se costuma dizer que falar até papagaio fala, mas agir de acordo com o que se prega já é um pouco mais complicado. Digo isso para falar do projeto que tramita na Câmara dos Deputados para colocar a pedofilia na lista de crimes hediondos. Isso aumentaria a pena aos envolvidos. Na quarta-feira, os deputados avaliaram um pedido para colocar o projeto na lista de propostas prioritárias, que seriam votadas em regime de urgência. Dos 16 deputados de Santa Catarina só um votou a favor. Dez foram contrários e cinco não votaram. Ao que tudo indica estavam mais preocupados com o projeto que tenta barrar as pesquisas eleitorais. Para fazer justiça, o voto favorável foi do deputado Pedro Uczai, do PT. Geovania de Sá estava na presidência da sessão e por isso não votou. Darci de Matos, Hélio Costa, Carlos Chiodini e Celson Maldaner estavam ausentes. Os demais foram todos contrários.