Iniciativa busca uma análise detalhada dos prejuízos causados pela estiagem no município

Içara

Içara recebeu ontem (24) a visita dos técnicos da Defesa Civil do estado para analisar os prejuízos provocados pela estiagem. Anderson Martins Cardoso é coordenador regional da Defesa Civil da Amesc, enquanto Rodrigo Bonaldo Rafael é coordenador da Amurel. Eles foram recepcionados pela prefeita Dalvania Cardoso e representantes da Secretaria de Agricultura e da Defesa Civil municipal no gabinete da prefeita. Depois de encaminharem sugestões para o enfrentamento à seca, já iniciaram a verificação nas comunidades a fim de analisar, vistoriar e orientar o governo de Içara sobre como fornecer o suporte necessário ao agricultor neste momento difícil.

Na última sexta-feira (18), foi publicado o decreto municipal de situação de emergência por conta da estiagem. Além dos prejuízos que aumentam a cada dia na lavoura, também falta água para consumo humano em diversas comunidades do interior. Segundo levantamento da Epagri, os prejuízos que já somam mais de R$ 21,2 milhões.

“Estamos com problemas de estiagem desde dezembro do ano passado. A visita da Defesa Civil estadual veio em boa hora, precisamos deste apoio, de uma análise técnica do prejuízo em nossas propriedades, visto que o agricultor está com um prejuízo gigantesco. Estamos distribuindo água por meio de caminhões pipa com a ajuda do exército, mas ainda não dá conta da demanda, precisamos de mais ajuda”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.