Motociata e Pesquisa

Duas notícias desta terça-feira afetaram a moral dos militantes do PL em Santa Catarina. A primeira delas é mudança na agenda do presidente. Jair Bolsonaro cancelou sua vinda a Santa Catarina. O candidato à reeleição tinha agenda em Joinville, no sábado, onde pretendia encerrar sua campanha em uma motociata. A vinda estava sendo anunciada pelo empresário Luciano Hang e pelo candidato Jorge Seif, que disputa vaga no senado. A motociada era vista como um possível empurrão extra aos candidatos do PL no Estado. A outra está ligada diretamente a pesquisa que colocava Jorginho e Seif na liderança da disputa pelo Governo e pelo Senado. O Tribunal Regional Eleitoral invalidou pesquisa realizada pelo instituto Mapa e paga pela emissora de rádio da Capital do Estado. A pesquisa foi divulgada no último domingo. O TRE encontrou erro no registro dos bairros e cidades pesquisados pelo instituto. O Tribunal Eleitoral também determinou que a empresa pesquisadora pagasse uma multa superior a 53 mil reais.

Empossado

Içarense Marcos Paulo está no comando da Cermoful, a cooperativa de Morro da Fumaça pelos próximos 30 dias. Vai ficar na função durante o afastamento do titular Rudy Recco. Presidente sofreu um problema no tornozelo e vai passar por cirurgia para recuperação dos tendões. Enquanto ele fica de molho, Marcos Paulo comanda a casa.

Aprovado

A Câmara de vereadores de Içara aprovou projeto encaminhado pelo executivo e que estabeleceu novos valores para o abono pago aos profissionais da educação por conta d crescimento da cidade nas notas do Ideb. O governo vai pagar o 14º salário proporcional ao piso de cada categoria. Além de premiar os profissionais pelo resultado, a proposta vai injetar mais de R$ 2 milhões de recursos na economia da cidade.

Vacina 1

Secretaria de Saúde de Criciúma vai realizar mais uma mobilização para vacinação no próximo fim de semana. Durante o sábado ocorre o último mutirão da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação vai acontecer no Parque Prefeito Altair Guidi, das 9h às 16h. Até o momento Criciúma atingiu 70% do público alvo. A meta é vacinar 95% do grupo. No dia da vacinação, o menor de idade precisa estar acompanhado de um responsável e portando caderneta de vacinas.

Vacina 2

O município de Içara já atingiu quase 85% do público alvo, crianças menores de 5 anos, na campanha nacional contra a poliomielite. A expectativa do município é chegar ao percentual de 95% de crianças vacinadas, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, até sexta-feira quando a campanha será finalizada. Município também segue realizando a campanha de multivacinação, que tenta colocar em dia a carteira de vacinação de crianças, adolescentes e adultos.

Prêmio

A Unesc foi eleita no último fim de semana a universidade mais empreendedora de Santa Catarina. A escolha foi feita com base em um aplicativo apresentado por estudantes e profissionais da instituição. Segundo a reitora Luciane Ceretta a proposta cria uma plataforma virtual capaz de diminuir as filas para cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde. Agora o passo seguinte será tirar o aplicativo do papel e oferta-lo para os governos para melhorar a vida das pessoas.

Comendo menos

A inflação está fazendo o brasileiro comer menos e pior. A conclusão é do Painel de Uso de Alimentos e Bebidas, divulgado pela empresa Kantar. O levantamento mostra que os itens básicos do carrinho de compras ficaram quase 40% mais caros de abril a junho deste ano na comparação com o mesmo período.

Iluminada

A Serra do Rio do Rastro, que liga Lauro Müller a Bom Jardim da Serra já está com a primeira etapa da obra de iluminação concluída. A promessa do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, é que até novembro a via esteja toda iluminada. A obra, segundo o secretário, deve embelezar ainda mais a serra e dar mais segurança aos motoristas.