Atendimentos iniciaram no mês de março e até o momento, 100 pessoas já foram atendidas

Criciúma

Em 2012, surgiu a ideia de implantar em Criciúma o programa de Saúde Auditiva do Governo Federal, que por meio de exames e diagnósticos, oferece aparelhos auditivos gratuitamente. No final de 2018 e início de 2019, a habilitação do processo foi aprovada. Ontem (26), a Clínica Audiosul Saúde Auditiva foi inaugurada na cidade. Os atendimentos iniciaram no início do mês de março e até o momento, 100 pessoas já foram atendidas.

O espaço leva o nome do médico Adriano Locks, que há mais de 40 anos atua como otorrinolaringologista em Criciúma e região. “Fiz muitos encaminhamentos de idosos para outras cidades para serem atendidos. Essa conquista é espetacular para toda a região”, comemorou Adriano.

Todas as regiões de Santa Catarina já possuíam o serviço, exceto a carbonífera, que não representava recurso público extra. Todo investimento feito na Clínica Audiosul foi dos proprietários, Filipe Trento Búrigo e Rafael Búrigo Locks, que mantiveram o espaço alugado, enquanto não saia a habilitação. A estrutura conta com 400m² e quatro laboratórios.

“Hoje é dia de comemorar. Essa conquista é a prova de que quando todos querem, a gente resolve. Vamos continuar lutando para atingir as nossas metas, não esquecendo da principal, que é a saúde cada vez mais humanizada”, enfatizou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O processo para ser atendido pela clínica é ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro residente, que passará por um médico otorrino, e então, chegar até a clínica Audiosul Saúde Auditiva, que disponibilizará o aparelho auditivo. Após a consulta, o paciente receberá o aparelho auditivo em até 30 dias.

“Não foi uma missão fácil. Muitos foram os que saíram de madrugada para outras cidades. No entanto, a perseverança foi maior que tudo. Agora, vamos batalhar para aumentar o número de aparelhos auditivos que são disponibilizados”, disse o secretário municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.