Uma das propostas é promessa de campanha da prefeita Dalvania Cardoso, que deve entrar em vigor no ano de 2022

Içara

Aproveitando as últimas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores, a prefeita Dalvania Cardoso enviou três projetos visando melhorias na área de saúde do município. Dois projetos foram promessas de campanha, que a Administração Municipal não conseguiu colocar em vigor neste ano devido a pandemia da Covid-19. Todos passaram pelas comissões e foram aprovados pelos vereadores.

O primeiro projeto provado foi a do Plantão Pediátrico aprovado na sessão de segunda-feira (13). O projeto autoriza a Instalação do Plantão Pediátrico “Dr. Osmar Bonazza”, em parceria com a Fundação Social Hospitalar de Içara. Trata-se de atendimento a uma antiga demanda da população içarense, onde aproximadamente 30% do atendimento de pronto-socorro no Hospital São Donato é de crianças.

A parceria com o Hospital São Donato possibilitará a manutenção de um plantão especializado, para atendimento destes pacientes, que requerem cuidado especial, em que muitas vezes não sabem expressar os sintomas, havendo necessidade de uma avaliação mais ágil. Cabe destacar ainda, a dificuldade de muitas mães em ter acesso ao hospital pediátrico na cidade vizinha Criciúma, devido a distância e condições de transporte. Neste primeiro ano de mandato, a prefeita tentou colocar o projeto em prática, mas não conseguiu por falta de profissionais médicos.

O secretário de Saúde Sandro Ressler acrescenta que, além da parceria com o Hospital São Donato, o projeto Plantão Pediátrico terá a parceria da Unesc, que entrará com os estagiários de medicina. A proposta prevê plantão pediátrico 24 horas, cirurgias pediátricas e leitos para internação.

Programa Saúde na Hora

O projeto Saúde na Hora tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) por meio do funcionamento de Unidade de Saúde da Família (USF) em horário estendido, proporcionando maior possibilidade aos usuários conseguirem atendimento. O município pretende implantar em duas unidades de saúde com o Programa Saúde na Hora, para atendimento até as 22 horas no Presidente Vargas e Vila Nova, a qual já solicitou os encaminhamentos necessários para o credenciamento ao Ministério da Saúde.

Para que o projeto seja executado haverá a necessidade de contratação de profissionais. A Administração terá que contratar dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e seis médicos. A primeira unidade a ter o horário estendido será a do Presidente Vargas, que passou por reformas. Na unidade de Vila Nova o projeto deverá entrar em vigo ainda no primeiro semestre.

O Programa Melhor em Casa é um programa do Ministério da Saúde que tem o objetivo de apoiar os gestores locais a expandir e qualificar a atenção domiciliar no Sistema Único de Saúde, por meio dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD). Na atenção domiciliar, os cuidados aos usuários são realizados nas residências pelas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP). Elas realizam o cuidado longitudinal com uma ou mais visitas semanais.

O município de Içara teve aprovado, conforme Portaria GM 3.188/2021, a habilitação de uma equipe do EMAD e uma do EMAP junto ao Ministério da Saúde. E, por fim, a alteração da nomenclatura do antigo Nasf para Equipe Multiprofissional é alteração necessária na referida lei.

Ficam inseridos ao Anexo de Cargos de Provimento Temporário Para Atendimento a Convênios e Programas do Governo Federal, da Lei Complementar 101, de 20 de novembro de 2014, os seguintes quadros:

Balanço de 2021

O secretário Sandro Ressler avaliou que mesmo sendo um ano atípico devido a pandemia da Covid-19, o município conseguiu realizar diversas ações. Segundo ele, um dos desafios foi ter que vacinar toda a população num único ano contra a Covid-19. Ele aponta que também houve um acréscimo de 40% na oferta de exames através do projeto Zera Filas.

Ainda foi possível a melhoria na estrutura das unidades de saúde com a reforma feita em três localidades, com previsão para 2022 de mais reformas e ainda a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Tereza Cristina. “Queremos agradecer os profissionais de saúde pela dedicação em um ano muito puxado vestindo a camiseta da saúde e dando exemplo de atendimento a população”, pontua o secretário.