Governo federal divulgou resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica referentes ao ano de 2021 e Santa Catarina é destaque

Içara

O governo federal divulgou na sexta-feira (16) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2021. Içara conquistou a primeira colocação na região carbonífera e Santa Catarina foi um dos estados com maior destaque nesta edição e alcançou o primeiro lugar em 6 das 10 avaliações feitas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Em Içara

As escolas municipais de Içara conquistaram a primeira colocação da região carbonífera no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2021.  A divulgação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais (Inep), na sexta-feira (16).

Os números apontam Içara com o primeiro melhor índice tanto nas séries iniciais (1ª a 4ª), com nota 6,9; quanto nas séries finais (5ª a 8ª), nota 6,0. Na média geral, o município obteve a nota 6,45, subindo o índice da última edição do Ideb, realizado em 2019, quando a nota foi de 6,35.

“O resultado da avaliação do Ideb é uma conquista de todas as escolas que – na união de pais, professores e alunos – conseguiu melhorar significativamente a qualidade da educação no nosso município”, destacou orgulhosa a prefeita Dalvania Cardoso.

Já a secretária de Educação, Ciências e Tecnologia, Rose Reynaud, salienta que os números são bastante expressivos principalmente por ser conquistado em pleno período pandêmico. “Ao assumirmos o governo, em 2021, nosso primeiro passo foi fazer um diagnóstico dos alunos da rede devido à pandemia. Já no segundo semestre do mesmo ano iniciamos as aulas de reforço não apenas para a recuperação de notas, mas, principalmente, da aprendizagem. O resultado do Ideb, de fato, retrata o esforço que foi feito nesse sentido”, comemora Rose assinalando a emoção de toda a equipe ao conhecer o resultado. As provas do Ideb foram realizadas no final de 2021.

Para chegar aos resultados apontados pelo Ideb, o Ministério da Educação analisa aprovações, reprovações, evasões escolares e as notas da Prova Brasil, com as disciplinas de português e matemática. A avaliação é feita a cada dois anos.

Santa Catarina em destaque

“Os resultados das avaliações refletem o trabalho responsável de professores competentes e engajados durante a pandemia e da priorização de investimentos na área da educação. Tanto com a implementação das atividades remotas em abril de 2020, quanto no retorno presencial às escolas em fevereiro de 2021”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

O principal indicador para o Ideb é o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que consiste em uma prova aplicada a cada dois anos, em que os alunos respondem questões de português e matemática. No 9º ano, também respondem questões de ciências humanas e ciências da natureza.

Outro fator para o cálculo do Ideb é a taxa de aprovação, reprovação e abandono escolar dos alunos, obtida a partir do Censo Escolar. O resultado do índice consiste na média dos testes de português e matemática do Saeb multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries em cada etapa da avaliação. Entretanto, há discrepâncias nesse indicador por conta da pandemia.

“Santa Catarina foi um dos primeiros Estados a retornar às atividades presenciais. Por isso, adotou a possibilidade de reter os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, enquanto a maioria dos Estados optou pela aprovação automática. Por isso, o indicador mais neutro de avaliação é o resultado das provas do Saeb, aplicadas em todos os Estados”, explica a secretária adjunta de Estado da Educação, Maria Tereza Cobra.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Uma das novidades desta edição foi a avaliação dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, etapa de alfabetização das crianças. Nesta etapa, Santa Catarina alcançou o primeiro lugar tanto na prova de Português quanto na de Matemática.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estado alcançou o primeiro lugar no Ideb de 2021, com o índice de 6,5. Na prova que avaliou esses alunos, Santa Catarina ficou em segundo lugar na classificação geral em língua portuguesa e matemática.

No indicador geral do Ideb, o Estado teve o índice de 5,3, alcançando o quarto lugar entre todos os Estados. O Ideb de Santa Catarina no Ensino Médio foi de 3,9, apesar do resultado das provas ter sido um dos melhores do país. Isso porque o Estado reteve os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, caso o Conselho de Classe identificasse que o estudante não desenvolveu aprendizagens essenciais, enquanto a maioria dos Estados fez a aprovação automática dos alunos.