Cenário se clareando

O cenário político de Santa Catarina deve aos poucos ir se clareando. Exceção do MDB, que ainda está sem definir se vai com Moisés ou Antídio Lunelli, os demais candidatos vão definindo seus caminhos. O PSDB deve mesmo indicar o vice de Esperidião Amin e sacramentar mais uma chapa. A deputada Geovânia de Sá é uma opção. O nome, aliás, foi tratado durante a passagem de Amin por Nova Veneza. Por aqui o senador já andou ladeado por tucanos e progressistas. A chapa da Frente Popular também ganha corpo. Décio Lima vai de Gelson Merísio como vice e deve ter Jorge Boeira como seu nome do senado. “Estamos trabalhando para definir isso nos próximos dias. Vamos para uma disputa do bem contra o mal, porque essa é a realidade dessa eleição. É nesse sentido que vamos para o debate. É possível sim fazer uma eleição com propostas que permitam ao cidadão catarinense viver com dignidade. Tenho certeza que estamos trilhando um caminho rumo o segundo turno”, apostou Décio Lima, durante entrevista à Massa FM. Há que se aguardar ainda pela definição do vice de Jorginho Mello e pelo futuro do agora isolado Dário Berger (PSB), mas aos poucos as melancias vão se assentando e o cenário político vai sendo desenhado. Resta apenas o eleitor entrar no clima.

Mais Pix

Governador Carlos Moisés cumpre agenda pela região nesta terça-feira. Vai passar em Içara, Criciúma e no Sangão. Vem com a carteira recheada liberando as “transferências em Pix” para as três cidades. Moisés deve passar os próximos dias, aliás, percorrendo o Estado e aproveitando o período em que pode fazer liberação de verbas pela legislação eleitoral. Por aqui, a prefeita Dalvania Cardoso ainda nutre esperança de que ele possa anunciar a liberação de recursos para a duplicação da primeira fase da SC 445.

Foi um sucesso

Festa da Gastronomia terminou com recorde de público. Segundo os organizadores foram mais de 100 mil pessoas que passaram por Nova Veneza movimentando a economia do município. Prova de que um evento bem organizado ajuda só traz benefícios para a cidade. O próximo grande evento da região agora será a Festa da Tainha no Balneário Rincão. Programação, aliás, tá quase saindo do forno.

Polêmica

Projeto do Legislativo que cria gratificação para os servidores da Câmara vai gerar polêmica. Coluna foi fechada antes da sessão, mas a aposta nos bastidores é de que a matéria acabe aprovada. Em resumo, ela assegura um pagamento extra para os servidores que acumulam funções. Estas gratificações já existem em outras esferas do poder. É um mecanismo que está dentro da legalidade, mas que definitivamente não pega bem em um cenário de crise onde a maioria da população já ganha muito pouco.

Só para torcida

As declarações pesadas do presidente Jair Bolsonaro contra a Petrobras são apenas para inglês ver. O presidente joga para a torcida já que as suas manifestações não mudam em nada o valor do combustível para o consumidor. O que precisa ser dito claramente e feito é que não adianta mudar presidente da Petrobras, não há que se fazer CPI. É preciso mudar a política de preços. Essa política de preço foi alterada pelo presidente Michel Temer (MDB) que resolveu instituir a tal da paridade internacional. E é essa regra que está valendo. Enquanto ela estiver em vigor todo o resto é mimimi. O presidente precisa convocar os acionistas e mudar a política de preços para frear as constantes altas. Sem isso, vamos continuar batendo em uma tecla chata que não leva a lugar algum.

Vacinando

Depois de Criciúma, Cocal, Morro da Fumaça e Içara também lançaram ações especiais para reforçar a imunização da população contra uma série de doenças. “Acho que a desinformação provocada durante o período de vacinação contra a Covid acabou reforçando um cenário de contrariedade a vacina que já estava se formando. As pessoas precisam entender que as vacinas são seguras, que as vacinas salvam vidas e são fundamentais para o bom andamento da saúde pública. Os índices estão muito ruins e o que estamos propondo é um esforço para assegurar que as pessoas tenham uma oportunidade extra de procurar as unidades e se vacinarem”, explica o secretário de Saúde Sandro Ressler. Em Içara, as unidades dos bairros Presidente Vargas, Vila Nova, Elizabete, Jaqueline, Centro (Primeiro de Maio), Liri e Nossa Senhora de Fátima ficam abertas das 16 às 20 horas. “Será assim até sexta para tentarmos mudar esse cenário”.