Isadora Pereira Tonelli, de 14 anos, irá representar o Brasil no Pan-Americano Sub-14 em Rosário, na Argentina

Criciúma

Uma paixão de mãe e filha que nasceu nas areias da Sociedade Recreativa Mampituba e levou a uma convocação para a Seleção Brasileira. Esse é um resumo, da história de Isadora Pereira Tonelli, de 14 anos, e de Sinara Pereira. Nesta terça-feira (23), Isa apareceu na lista de convocados pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para representar o Brasil no Pan-Americano de Beach Tennis Sub-14 em Rosário, na Argentina.

“Nossa, fiquei muito feliz”, afirma a atleta. “Foi bem emocionante. Fiquei bem emocionada e ela também. Porque é difícil, tem bastante meninas que jogam muito bem e elas evoluem rápido”, completa Sinara.

Foi no final de 2019 que ela começou a treinar beach tennis. Vendo a mãe jogar, Isa começou a participar em algumas partidas até iniciar as aulas na modalidade com o técnico da S.R. Mampituba, Magnus Pavei.

“Desde os seis anos eu jogava tênis. Aí no final de 2019 minha mãe começou a fazer aula de beach, eu sempre falava para ela fazer. Eu achava que era um esporte legal. Ela começou e aí eu pedia para ver se podia jogar um pouquinho aqui e ali. Um dia o Magnus foi jogar com minha mãe e me viu. Ele falou para eu começar a fazer porque tinha futuro”, destaca Isa.

Logo quando a viu, Magnus reconheceu o talento de Isa para a modalidade. “Eu conversei com elas e falei que a Isa tinha potencial de chegar na Seleção. Ela tem muito talento. Assim ela começou aqui comigo”, lembra o treinador. “A primeira vez que ele a viu, no começo, ele falou: ‘essa menina é seleção, vai por mim’. Ficamos meio assim, pensando”, completa Sinara.

Em 2021 começaram as competições, primeiramente, nos campeonatos internos organizados pelo clube. Depois, iniciaram as disputas nos estaduais. Neste ano, já pensando em alcançar a Seleção, Isa disputou três etapas do Circuito Brasileiro e ao lado de Beatriz Montenegro de João Pessoa (PB), foi campeã da etapa em Valinhos (SP).  Bia, também, foi convocada.

Através do desempenho no Circuito Brasileiro, as duas foram convidadas a participar de uma seletiva para a Seleção que reuniu os 8 melhores do país em cada categoria. Os treinos ocorreram no início deste mês em Campinas (SP).

 “Selecionaram oito para a seletiva, iam tirar quatro e o nível estava bem alto. Saímos de lá meio assim. Se não desse pelo menos ela estaria entre os oito”, explica Sinara. “Estava bem ansiosa. Ficamos esperando o dia inteiro o e-mail com a notícia”, lembra ela.

Agora as duas já estão olhando passagens para o Pan-Americano que inicia dia 28 de setembro, com os treinos, e a competição ocorre do dia 1 a 2 de outubro. Isa irá disputar no feminino Sub-14, provavelmente com Bia, e no misto com uma dupla que será escolhida no local pela CBT. Já que são quatro no masculino e quatro no feminino convocados.

“Estou muito ansiosa. Já estou me preparando bem”, revela Isa. “Estamos ansiosas. Estamos vendo passagem já. Vamos eu e ela. Sou uma mãe bem coruja”, afirma Sinara. “Eu costumo jogar mais em Criciúma, mas quando levava ela nos estaduais eu já aproveitava para participar”, completa ela.