Diácono Richardson é ordenado padre

A Diocese de Criciúma celebrou, no sábado, 21, a ordenação de mais um sacerdote para a Igreja. O diácono Richardson Luiz Domingos de Souza, 45 anos, foi o quarto padre diocesano ordenado em 2019. Pela imposição das mãos de Dom Jacinto Inacio Flach, Richardson foi ordenado presbítero na missa que teve início às 15 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Siderópolis.
Nos dias 18, 19 e 20, um tríduo vocacional envolveu as 13 comunidades da Paróquia para o dia da ordenação. “Nesses dias, pela manhã e tarde, visitamos as comunidades, com foco voltado sobre as escolas. À noite, as missas foram celebradas às 19 horas, na igreja matriz, presididas por padres orionitas e diocesanos”, conta. Sua primeira missa foi celebrada no domingo, 22, às 10 horas, também na igreja matriz de Siderópolis.

Sobre Richardson

Filho de Luiza Domingos e José Francisco de Souza, Richardson nasceu em 8 de setembro de 1974, em Armazém (SC), e é irmão de Gislaine, Márcio e Maurício. Depois de atuar por um bom tempo na área da Educação, o chamado à vocação soou forte. “Vocação é um mistério. Deus nos chama, constantemente, mas nem sempre respondemos de imediato. Foi o que aconteceu comigo. Estudei e trabalhei durante aproximadamente 16 anos no magistério, como professor de Química e Física, até o final de 2011. Em 2012, entrei para o Seminário pela Congregação de São Luís Orione, onde permaneci até 2013. No ano de 2014, ingressei na Diocese de Criciúma. Nos anos subsequentes, até 2018, completei o tempo de estudos em Teologia, que são necessários para formação do futuro presbítero”, relata. Richardson fez experiência de missão, no ano de 2014, na Prelazia de Cristalândia (Tocantins), à época do projeto Igrejas Irmãs, firmado com a Diocese de Criciúma. Depois, atuou nas paróquias Nossa Senhora Mãe dos Homens (Araranguá) e Nossa Senhora da Conceição (Maracajá). Atualmente, faz estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na região da Boa Vista, em Criciúma.

Semana da Vida e outros temas são pauta de reunião do Setor Vida e Família

No sábado, 14 de setembro, o Setor Vida e Família da Diocese de Criciúma esteve reunido no Auditório da Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, em Criciúma, para mais uma reunião e momento de formação. Entre os principais assuntos discutidos, esteve a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro, com alguns gestos concretos e simbólicos, como o badalar dos sinos às 12h, 15h e 18h do dia 1º de outubro, acompanhado da Oração do Nascituro, e o acendimento das velas, no dia 08, pelas vidas vulneráveis e indefesas.
Outro ponto foi o exemplo das comunidades Nossa Senhora da Esperança, das Equipes de Nossa Senhora, iniciativa que atua em casos de perdas, luto, viuvez e pessoas sós. O grupo também recebeu informações sobre as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa. Além disso, temas como suicídio e atividades pastorais que envolvem as famílias, com enfoque sobre a Catequese para o Matrimônio, grupos Pastoreio, Casais Samaritanos, XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar (que será realizado em 2020, em Florianópolis) e Assembleia Regional (que ocorrerá de 18 a 20 de outubro) também foram pauta da reunião.