Tigre assusta o fantasma e volta a vencer na Segundona

14

Tricolor carvoeiro fez 2 a 0 no Operário com casa cheia e encerra jejum de quatro partidas

Criciúma

O Criciúma encerrou o jejum de quatro jogos sem vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer ontem (17), no Heriberto Hülse, o Operário-PR por 2 a 0. A torcida até aplaudiu os jogadores na saída do gramado. Hygor e Zé Marcos marcaram os gols da partida, aos 46 minutos do primeiro tempo e aos 41 da etapa final.

Com a vitória, o Criciúma ganha quatro posições na tabela de classificação e termina a noite na 8ª colocação, com 33 pontos. Agora o Tigre volta as atenções para o Estadual, quando inicia as semifinais contra o Nação, domingo (21), em Joinville. Já o Operário é 16° na Série B, com 25 pontos, e só volta a atuar pela competição no dia 27, contra o CSA, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.

O Criciúma pressionou a equipe paranaense desde o início e quase abriu o marcador logo na primeira tentativa. Gustavo lançou Lohan, que descolou passe para Hygor. O camisa 11 finalizou em cima do goleiro Vanderlei. Bem posicionado, Thiago Alagoano pegou o rebote e cabeceou para o gol, mas viu Reniê, zagueiro do Operário, afastar sobre a linha.

O Operário teve dificuldades para trocar passes e respirar no jogo. Com Arilson ligado e realizando desarmes no meio-campo, o time visitante não conseguiu agredir a defesa do Tigre e seguiu pressionado no campo de defesa. Aos 19, Arilson cruzou na área e encontrou Thiago Alagoano encostando na primeira trave. Com categoria, o camisa 10 arrematou de letra e acertou a trave. Hygor pegou o rebote e chutou contra os defensores.

Aos 25, foi a vez do experiente goleiro Vanderlei evitar o grito de gol carvoeiro. E foi uma grande defesa do goleiro da equipe paranaense. Thiago Alagoano cobrou falta na medida e encontrou Rodrigo entrando na pequena área. O zagueiro cabeceou forte para o chão e Vanderlei buscou em cima da linha. No rebote, houve bate e rebate na área, mas o Operário escapou.

Aos 34, Hygor recebeu passe de Lohan e ficou cara a cara com Vanderlei, mas viu o goleiro crescer na sua frente e chutou em cima do camisa 1.Em um dos poucos momentos de perigo na defesa do Tigre, Gustavo deu bobeira e um grande susto no torcedor: Fabiano cruzou na segunda trave e o goleiro aguardava a trajetória da bola para encaixá-la, mas Paulo Victor se aproximou em velocidade e por detalhe não chegou primeiro.

Depois só deu Criciúma. Aos 45, Thiago Alagoano lançou Cristovam, que avançou, finalizou no canto e parou em mais uma grande intervenção de Vanderlei. Um minuto mais tarde, Fellipe Mateus cruzou na área, Arilson desviou e Hygor chegou finalizando para o fundo das redes.

Para a segunda etapa, o técnico Matheus Costa fez alterações no Operário. Saíram Jean Carlo e Rafael Chorão, entraram Pablo e Felipe Garcia. E foi o próprio Operário que quase marcou com uma enorme ajuda de Gustavo. Tomas Bastos cobrou escanteio, o goleiro não achou nada e a bola sobrou livre para o zagueiro Gustavo, do Operário, cabecear pela linha de fundo.

O Criciúma respondeu aos 10, com bom avanço de Cristovam. O camisa 2 invadiu a área e cruzou rasteiro, mas antes que Thiago Alagoano chegasse, Arnaldo desviou e evitou o segundo do Tigre.

Aos 22, os dois técnicos promoveram substituições. Pelo lado do Tigre, Cristovam e Thiago Alagoano deram lugar para os estreantes Ítalo e Gedeílson. Já o Matheus Costa trocou Paulo Victor por Paulo Sérgio. Mais tarde, Tencati trocou Hygor, Lohan e Serrato, por Lucas Xavier, Fernando Viana e Renan Areias. Já Matheus Costa substituiu Arnaldo por Getterson.

O jogo, que se encaminhava para um final tenso, teve desfecho feliz e de alívio. Aos 41, Fellipe Mateus cobrou escanteio na segunda trave, Arilson desviou para o meio da pequena área e encontrou Zé Marcos livre para testar com força e balançar as redes do Operário. Depois do segundo gol, o Tigre cadenciou a partida e apenas esperou o apito final para voltar a comemorar três pontos na Série B.