Fim de prazo: 12 na disputa pelo Governo Federal

13

TSE define os nomes dos postulantes a ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos

Da Redação

O Brasil terá 12 candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. Com o fim do prazo para registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já estão definidos os nomes dos postulantes a ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos. O TSE ainda julgará todos os registros de candidatura. Isso deverá ocorrer até o dia 12 de setembro. No entanto, os candidatos estão em campanha oficialmente desde ontem (16).

As chapas são: Ciro Gomes (PDT) e Ana Paula Matos (PDT); Constituinte Eymael (DC) e João Barbosa Bravo (DC); Felipe D’Avila (Novo) e Tiago Mitraud (Novo); Jair Bolsonaro (PL) e Walter Souza Braga Netto (PL); Léo Péricles (Unidade Popular–UP) e Samara Martins (Unidade Popular–UP); Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB); Pablo Marçal (Pros) e Fátima Pérola Neggra (Pros); Roberto Jefferson (PTB) e Padre Kelmon (PTB); Simone Tebet (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB); Sofia Manzano (PCB) e Antônio Alves (PCB); Soraya Thronicke (União Brasil) e Marcos Cintra (União Brasil); e Vera (PSTU) e Kunã Yporã ou Raquel Tremembé (PSTU).

SC registra recorde de candidaturas

As eleições 2022 serão as maiores da história de Santa Catarina não só em número de eleitores, mas também de candidatas e candidatos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) recebeu 966 pedidos de registro de candidaturas de 28 partidos políticos. Um aumento de 23,21% em relação às Eleições 2018, quando 784 concorrentes disputaram o pleito eleitoral.

A maior parte dos pedidos é para o cargo de deputado estadual (606 inscritos), seguido por deputado federal (307), senador (11 + dois suplentes cada) e governador (10 + vice-governador cada). Os números foram registrados após o fim do prazo fixado pelo calendário eleitoral, na segunda-feira (15), para que partidos, coligações e federações informassem as candidaturas ao pleito deste ano. 

Todos os pedidos de registro serão analisados e julgados pelo TRE-SC até o dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno das eleições, que acontecem em 2 de outubro. As decisões, intimações e notificações poderão ser acompanhadas pelo Mural Eletrônico