A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, cumpriu mandado de prisão preventiva do suspeito de matar um presidiário em maio do ano passado. O detento foi assassinado por asfixia no interior do Presídio Regional de Criciúma.

A investigação realizada pela DIC, apontou que o autor do homicídio foi um recluso, na época com 22 anos, que confessou o crime, alegando ter matado a vítima por ter se insinuado sexualmente para ele.

Na cela haviam outros oito reclusos, que foram investigados por serem suspeitos de ter auxiliado no crime. A participação dos outros presos ainda segue sob investigação, pois depende de exames de DNA ainda não concluídos

O autor foi indiciado pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil e cruel, representando-se pela sua prisão preventiva.

Ocorre que durante a investigação, o suspeito foi liberado do presídio, beneficiado com o regime aberto de uma condenação pelos crimes de incêndio e organização criminosa, referente ao incêndio a um ônibus durante uma onda de atentados criminosos em abril de 2014.

Entretanto o suspeito acabou novamente sendo preso, desta vez em flagrante, no dia 22 de maio, por furto, sendo então deferido o mandado de prisão preventiva pelo homicídio do detento.