Com a formação do associativismo entre as administrações municipais, compras saem mais baratas

Criciúma e Região

Há três anos, completados na sexta-feira (12), os 12 prefeitos ligados a Associação dos Municípios da Região Carbonífera resolveram fundar um consórcio que pudesse atender a região de forma mais abrangente. Uma solução para comprar em um volume maior os produtos e serviços e, nesse volume, baratear os custos. Assim nasceu o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec, o CIM-Amrec.

O atual presidente e prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri, comenta que o Consórcio vem crescendo e, até o momento, faz uma trajetória de sucesso. “Hoje já atendemos outras regiões por meio dos serviços prestados. São diversas ações, que impactam na melhoria do dia a dia do cidadão do sul do Estado”, comenta o prefeito. As outras regiões são Amurel e Amesc, que são atendidas pelo Serviço Aeromédico (Sarasul) sem ônus. Hoje, a Amesc já inicia acordo para contribuir com recursos. A Amurel continua usufruindo do serviço sem pagar por isso. O helicóptero da Polícia Civil oferece socorro nos 45 municípios do Sul do Estado de Santa Catarina. A região do Extremo-sul deve ser a próxima a contribuir com o serviço. Fora da Amrec, também, Maracaja fará parte da Usina de Asfalto.

O CIM-Amrec foi fundado, inicialmente, para receber os recursos do Projeto Recuperar, do Governo do Estado de Santa Catarina, para a manutenção das rodovias estaduais que cortam os municípios da região. A reunião entre os prefeitos para aprovação da minuta de intenções foi no dia 3 de julho de 2019, e a fundação 40 dias depois, no dia 12 de agosto.

Passados estes três anos, o consórcio já recebeu emenda parlamentar para aquisição de equipamentos agrícolas, fez convênio para o serviço aeromédico, alcançou o tão sonhado selo de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e ainda esse ano adquiriu uma usina de asfalto que atenderá Forquilhinha, Nova Veneza e Maracaja.

“Com a união dos municípios, os valores são agregados, o que barateia as compras, gerando economia para os municípios. Gerar economizando para os municípios, se economiza para o cidadão e a gente consegue comprar mais por menos e com qualidade”, diz o presidente.

Em 2022, o CIM recebeu uma máquina que vem sendo usando em rodízio pelos municípios e ainda comprou com recursos próprios computadores para serviço de inspeção e um veículo para deslocamento. Além de ter concluído a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana, para nove cidades da região.

“O Consórcio é um exemplo de cooperação entre os nossos municípios. Nós procuramos otimizar os recursos, comprando em maior quantidade e o que faz com o custo final seja menor”, pontuou o diretor executivo do Consórcio, Daniel Spillere.