Como fazer arroz: manual definitivo

Chef PV Show dá dicas para que você nunca mais erre na hora de fazer arroz

Fazer arroz parece tarefa fácil, mas muita gente ainda se complica. É por isso que hoje nós vamos fazer sobre o arroz, e também como fazer o arroz parboilizado soltinho de forma fácil. Para isso, eu vou começar sanando algumas dúvidas que as pessoas tem.

Qual o melhor grão para o arroz?

Vai sempre depender de que prato você quer fazer. Para risotos, arroz com amido e de grão curto. Se você for fazer aquela comidinha do dia-a-dia, arroz parboilizado ou o amarelão. Para aquela sopinha, quem sabe um arroz branco.

Lavar o arroz ou não?

Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo… Sabe porquê? Muitas marcas já avisam na própria embalagem que o grão está limpo e indicam que você não lave. Além disso, saiba que quando você lava o arroz, se não secá-lo imediatamente, ele já vai começar a absorver água. Quando você o levar ao fogo, já era. Ele vai grudar e ficar empapado.

Qual o melhor tempero para o arroz?

Eu costumo usar só cebola e alho, para que ele fique aromático e com sabor neutro. Você pode usar o que gostar. Uma dica legal e pensar no que vai acompanhar o arroz, aí vai poder escolher o que melhor combina.

Qual a quantidade de água que eu coloco?

Os grãos variam de acordo com as marcas. Essa medida pode até mesmo vir na própria embalagem e mudar de marca para marca. Eu indico você a utilizar para cada medida de arroz, duas medidas de água, mas pode variar.

Adiciono água quente ou água fria?

Nessa questão é indiferente. Quando você adiciona água quente, o grão começa a cozinhar imediatamente. Quando ela entra fria, demora um pouco mais para o arroz ficar pronto.

Arroz parboilizado soltinho

Ingredientes: 1 xícara de arroz, sal a gosto, ½ cebola ralada, 2 dentes de alho ralados, sal a gosto e azeite extra virgerm.

Modo de preparo: Eu começo ralando a cebola e também o alho. Em uma panela, adiciono um fio de azeite e refogo os dois ingredientes ralados, adiciono o arroz e refogo também os grõas. Assim que estiverem bem envolvidos no óleo, adiciono a água e tampo parcialmente a panela. Agora é só esperar a água secar e o arroz estará soltinho.

Com esse arroz, você poderá fazer diferentes receitas, como arroz de forno, arroz temperado e até mesmo bolinho de arroz. Fica muito saboroso e aromático. Bom apetite!