Regras sobre uso obrigatório de máscara pelos fiéis e ocupação das igrejas de apenas 30% da capacidade máxima devem ser seguidas

Criciúma

A Diocese de Criciúma autorizou o retorno da realização de missas com presença de público a partir de hoje (13). Um documento, contendo as medidas sanitárias e assinado pelo Bispo Dom Jacinto Inácio Flach, foi elaborado e encaminhado paróquias ontem (12). Entre as regras estão o uso obrigatório de máscara pelos fiéis, ocupação das igrejas de apenas 30% da capacidade máxima, demarcações de distanciamento entre as pessoas, disponibilização de álcool em gel e higienização dos espaços.

“Faz dois meses que estamos celebrando pelas redes sociais as missas. Mas a gente notou que já há espaço para começar a celebrar mantendo as orientações de saúde e higiene. Vamos publicar uma nota hoje à noite para a partir de amanhã começar uma certa flexibilização. Não vemos mais a necessidade de ficar esperando quando já tempos a possibilidade de começar a abrir”, explicou o bispo Dom Jacinto Inácio Flach em entrevista concedida para a jornalista Karol Carvalho, no programa Tudo a Ver, da Rádio Eldorado.

Inicialmente nem todas igrejas contarão com programação de missas. A expectativa da Diocese de Criciúma é iniciar as celebrações pela igreja matriz de cada paróquia. “Atendimento individual precisam ser solicitados aos padres, que podem atender. Mas pedimos para que somente em casos mais urgentes. Aquelas que podem esperar ainda mais um tempo a gente pede aguardar mais um pouco”, disse o bispo.

A Diocese de Criciúma também definiu orientações para a realização da comunhão. Ao anunciar a liberação de encontros religiosos o Governo de Santa Catarina sugeriu que a hóstia fosse entregue embalada, contrariando o ritual da Igreja Católica.

No comunicado encaminhado às paróquias, a Diocese de Criciúma estabelece regras para o momento. Na procissão da comunhão os fiéis serão chamados aos poucos. Eles também precisam higienizar as mãos com álcool em gel e não poderão receber a hóstia na boca. Ao pegar com as mãos, a pessoa deverá se distanciar, retirar a máscara pelo elástico, comungar, colocar novamente a proteção e depois retornar ao seu lugar. Na coleta da oferta, cada fiel precisará levar sua contribuição até próximo do altar ou poderá ser feita ao fim da missa, na saída.