Tigre aposta nos garotos para o Catarinense

30

Alguns dos atletas não serão nem relacionados para a Copa São Paulo de Futebol Júnior para começar a temporada treinando nos profissionais

Com o fim da temporada e o mistério sobre o aproveitamento dos jogadores que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série B, a direção do Criciúma planeja começar a temporada com os garotos formados nas categorias de base. Pelo menos, seis atletas que estavam no Sub-20 deverão ser promovidos em definitivo aos profissionais. A primeira meta do presidente Jaime Dal Farra é a contratação de um executivo de futebol.

Após a entrevista coletiva de terça-feira, Jaime Dal Farra deixou claro que as decisões sobre o departamento de futebol será do executivo a ser contratado. Um dos nomes cogitados para ser o responsável pelo futebol do Tigre é de Ocimar Bolicenho, que estava no Londrina na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Vale lembrar que o clube paranaense também foi rebaixado para a Série C em 2020.

Uma das garantias dadas por Jaime Dal Farra será o aproveitamento dos jogadores que disputaram a temporada de 2019 no Sub-20. Alguns deles até já treinaram com os profissionais no segundo semestre deste ano. O lateral direito Claudinho nem chegou a ser relacionado para a disputa da Copa São Paulo. Ele irá ser aproveitado no Catarinense, já que o Tigre tem apenas Carlos Eduardo para o setor.

Ainda vindo dos juniores, uma das apostas do clube é oi lateral esquerdo Bruno Oliveira, que chegou a disputar uma partida na Série B e agradou a Comissão Técnica. Bruno Oliveira é tratado como uma das joias das categorias de base e o clube espera ainda neste ano fazer com que ele se torne titular venha ser uma das revelações do clube. Na lateral esquerda, o Criciúma contou com Marlon na Série B, mas o experiente jogador não deve permanecer para 2020.

Ainda para formar o grupo, a direção vai promover em definitivo aos profissionais o meia Luquinha e o atacante Julimar, Luquinha foi aproveitada na reta final do Campeonato Brasileiro e agradou ao treinador, Ele também não disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior para começar a temporada com os profissionais. O atacante Julimar deve começar o ano como titular, já que vem de convocação para a Seleção Brasileira Sub-20 e fez bons jogos, chegando a marcar um dos gols no amistoso diante do Peru, na última semana.

Roberto Cavalo

Sem a definição de não continuar como técnico do Criciúma para 2020, Roberto Cavalo continua na região, pois ainda aguarda a manifestação oficial da direção. Na entrevista coletiva que concedeu após o último jogo do Campeonato Brasileiro da Série B diante do Oeste, o técnico manifestou vontade de permanecer no comando da equipe para a nova temporada. Ele inclusive já esperava ter sido confirmado, mas como o presidente afirmou que primeiro vai contratar um executivo de futebol. Cavalo continua aguardando.

Cavalo falou da identificação que tem com o clube e a cidade e falou da frustração de não ter conseguido salvar o Criciúma do rebaixamento. O treinador tem em mente que quer ser o comandante para conseguir dar a volta por cima junto com o Tigre. “O que aconteceu com o Criciúma com a queda para a Série C não agradou a torcida, que em momento algum deixou de apoiar os jogadores na busca das vitórias que não ocorreram”, pontua o técnico.

Assim como Roberto Cavalo, alguns jogadores têm a intenção de permanecer no clube, mas também não houve manifestação por parte da direção, que não procurou nenhum jogador, para falar de uma possível renovação. Nem o artilheiro Léo Gamalho foi procurado. O Criciúma começa a temporada de 2020 com o Campeonato Catarinense no dia 22 de janeiro diante do Concórdia no Estádio Heriberto Hülse.