Naatz vem ao Sul para defender proposta de internação compulsória

15

Deputado estadual quer apoio do prefeito Salvaro para ampliar votos na Alesc para o projeto de lei

Criciúma

Líder do PL na Assembleia Legislativa, o deputado Ivan Naatz está cumprindo agenda no Sul do Estado. Na pauta do parlamentar está a busca de apoio para um projeto que ele faz tramitar na Alesc e que pretende criar mecanismos para autorizar a internação compulsória de dependentes químicos em Santa Catarina. “Sei que o prefeito Clésio Salvaro tem o mesmo ponto de vista. Ele é um grande gestor e o apoio dele é fundamental para que possamos tirar essa proposta do papel. Esse é um projeto de saúde pública, uma medida fundamental para que possamos ajudar a tirar muitos da drogadição”, destaca.

Segundo Naatz, a proposta nasceu do apelo de famílias que sofrem com os efeitos da droga em vários pontos de Santa Catarina. “As famílias não suportam mais, tem gente que esconde os alimentos porque os dependentes roubam tudo de casa para trocar por droga. Eles pedem para que façamos algo e a lei vem neste sentido. Vamos ajudar as pessoas a internarem, mesmo contra a vontade estes dependentes e garantir a eles uma vida nova. E vamos também permitir que os moradores de rua, entregues a droga, possam ter uma nova chance”.

A internação compulsória já vinha sendo adotada em algumas cidades de Santa Catarina, mas foi vetada pela Justiça. “Justamente porque não há uma legislação e é nesse caminho que estamos trabalhando”.

O parlamentar também comenta que no Brasil “a garantia individual vem sendo colocada acima da garantia social e coletiva por força da atual Constituição Federal e isso tem que ser revisado porque dificulta que políticas públicas de interesse social sejam construídas em detrimento do direito individual”. Para Naatz, os dependentes químicos das ruas e, mesmo em família, por causa das drogas, não têm mais capacidade de gerenciar seus próprios atos e aí deve prevalecer o direito coletivo de saúde e segurança.

Segundo pesquisa recente da Confederação Nacional dos Municípios, 81% das cidades catarinenses apresentam problemas sociais e de saúde devido ao consumo-vício do crack. E uma particularidade é que o problema não atinge apenas grandes e médios municípios, mas também muitos pequenos.

“A internação involuntária ou compulsória traz reflexos imediatos à sociedade, uma vez que impulsiona o tratamento adequado, aos dependentes químicos que não tem condições físicas e muito menos psicológicas de tomarem decisões para autoajuda”, complementa Naatz.

Eleição de dois lados

O deputado também falou sobre eleições. Naatz não poupou críticas ao governador Carlos Moisés e disse que a eleição deste ano tem dois lados. “Vamos ter uma situação bem clara, não acredito em terceira via, quando se fala em cenário nacional e isso é bom porque vamos caminhando para o bipartidarismo que sempre sonhamos. A eleição no cenário nacional tem o projeto da esquerda, com propostas bem claras e também o lado da Direita, de Bolsonaro, com propostas também claras. Estou do lado do Bolsonaro. Cabe ao leitor escolher. Se quer mudar escolhe a esquerda, se quer que permaneça o projeto que ai está, que tudo siga como está vota no Bolsonaro”.

Sobre a eleição em Santa Catarina ele também acredita que a mesma divisão também deve se manter. “Com um componente a mais. Porque aqui temos a esquerda, a direita e temos o que a gente não sabe que lado está, que é o do governador Moisés. Ele não fez nada, não apresentou nada. Só o que fez foi arrecadar e agora distribuir dinheiro em troca de apoio político. E vamos ter também a esquerda e a direita. Vai ser uma eleição tensa, pesada, mas cabe ao eleitor escolher bem para definir nosso futuro”.

Naatz também dá importância de defender um voto alinhado. “É preciso que a gente diga também que o eleitor tem que saber votar. Por exemplo, se ele quer votar em alguém da esquerda, ele tem votar também em deputados alinhados a esta proposta. Não adianta fazer uma salada na hora de escolher. Esse alinhamento vai trazer benefícios lá na frente”