Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o reajuste tarifário anual da concessionária com efeito médio de 10,24%

Içara

A partir de domingo (29), a conta de luz terá reajuste para os 40 mil consumidores de Içara, Balneário Rincão, parte de Jaguaruna e de Araranguá atendidos pela Cooperaliança. Em reunião pública na manhã de ontem (24), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual da concessionária com efeito médio de 10,24%.

Para os consumidores conectados na alta tensão, o reajuste médio será de 9,64%, enquanto para os consumidores conectados na baixa tensão será de 10,62% em média. Segundo a agência reguladora, a diferença entre os efeitos médios de alta e baixa tensão tem relação com os itens de custos que sofreram variações.

Compõem o reajuste médio geral de 10,24%: 1,37% referente a encargos setoriais; 3,43% de custo de transporte; -0,03% de custo de energia; 0,01 de receitas irrecuperáveis; 1,07% de distribuição; 3,77% de componentes financeiros; 0,62% pela retirada de subsídios. Segundo a Aneel, contribuiu significativamente para a redução no custo de energia a contratação de fornecimento por chamada pública com a Copel, contrato que terá início em 1 de janeiro de 2022.

“Fizemos o possível para reduzir a tarifa, prova disso, é que nossos custos de distribuição aumentaram apenas 1%, que deve-se a variação acumulada dos últimos 12 meses de IPCA, mas os encargos setoriais e o custo de transporte de energia causaram este aumento absurdo”, disse o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, o Dedê.

A empresa aponta ainda tarifas residenciais inferiores quando comparada aos dois índices de inflação. A evolução da tarifa B1 nos últimos 10 anos teve o acumulo de 50,60% enquanto as variações do IGP-M e do IPCA foram 133,68% e 75,21% respectivamente. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara, e Talita Limas, da Cooperaliança.