Atletas estão confiantes na busca de medalhas para Içara e Criciúma

A expectativa é total para a comunidade esportiva catarinense para o início da etapa estadual da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) a ser realizada entre os dias 1º e 10 de novembro nas cidades de Timbó, Indaial e Pomerode. Durante os dez dias de competição serão cerca de 4.800 atletas disputando 26 modalidades esportivas.

O município de Içara viaja para a competição com delegação de 65 atletas. As modalidades com maior potencial de medalhas são no xadrez e no ciclismo. Nas modalidades coletivas, o município entrou na disputa com o handebol e o basquetebol. A delegação ainda tentará buscar as primeiras colocações no jiu-jitsu, já que vai com 18 atletas nas diversas categorias. “Vamos confiante em uma boa participação e com chances de conquistas”, destaca o presidente da FME de Içara Eduardo Simão da Silva.

Os Jogos Abertos são a maior competição de esporte amador do Estado e uma das mais importantes e antigas do país. Ao longo de mais de 50 anos de existência a competição já revelou inúmeros talentos como Gustavo Kuerten, o Guga (tênis), Luisa Matsuo (ginástica rítmica), Tiago Splitter (basquete), Ana Moser e Nathália Zílio (vôlei) Fabiana Beltrame (remo), Fernando Scherer, o Xuxa (natação), entre outros e ainda continuam a revelar nos últimos anos como as velocistas Tamires de Liz e Ana Cláudia Lemos, no atletismo, ambas atletas olímpicas.

Em mais de cinco décadas de Jogos Abertos de Santa Catarina, o que começou como uma confraternização de pessoas, em 1960, se transformou hoje em um megaevento, que envolve diretamente cerca de 2.500 profissionais na organização do evento e atrai a mídia do Estado todo.

Delegação com mais de 200 integrantes

A delegação criciumense no Jasc terá mais de 200 integrantes. No primeiro dia de Jasc, Criciúma competirá nas modalidades de tênis e punhobol masculino, handebol e futebol feminino e no bolão 23 nos dois naipes. “Esperamos fazer uma grande competição em 2019. Nossos atletas, técnicos e diretores sabem o que significa representar um município como o nosso, por isso darão o máximo para conquistarem bons resultados”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Nícola Martins.

Além das modalidades que estrearão nesta sexta-feira, a cidade competirá com o atletismo, ciclismo, futsal feminino, ginástica artística e rítmica, handebol masculino, karatê, jiu-jitsu, muay thai, boxe, natação, tênis de mesa, tiro ao prato americano e double, triathlon, vôlei de praia masculino e xadrez.