Pesquisa

Revista exame publicou ontem (23) pesquisa sobre a intenção de votos. Os números tem como base pesquisa feita pelo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) passariam para o segundo turno. De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA publicada, o petista tem 45% das intenções de voto, e o atual ocupante do Palácio do Planalto aparece com 36%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, e Simone Tebet (MDB), 3%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Ela também mostra que no Segundo Turno Lula venceria por 48% e Bolsonaro teria 41. Falei sobre estes números ontem no Na Geral da Massa FM e imediatamente os questionamentos apareceram. Os eleitores não concordam com os dados, alegam que nas ruas veem outra coisa. A posição do eleitor bolsonarista precisa ser respeitada, é da Democracia, mas a verdade é que esse cenário apresentado agora não é muito diferente do que era apresentado nas pesquisas da última eleição. Relembro aqui, leitura feita pelo deputado Jessé Lopes, bolsonarista de primeira hora. O deputado lembrou que Bolsonaro venceu não porque o eleitor o adorava, mas venceu porque polarizou e o antipetismo fez com que ele deslanchasse. É justamente esta configuração que os próprios bolsonaristas, aqueles mais centrados, apostam. Já para os representantes da esquerda, o momento é outro. Leitura deles é de que o momento econômico, a crise que afeta o bolso do brasileiro vai pesar contra o atual chefe do executivo na hora do voto. Vamos aguardar e esperar 2 de outubro para ver qual tese vai se consolidar.

Opções

Nos bastidores do poder na capital a leitura é de que o governador Carlos Moises está saltitante com a decisão do MDB de lhe indicar o vice. A dúvida é se há nele esta mesma empolgação com o nome de Antídio Lunelli. Há quem aposte que Moisés quer ver antes outras opções que o 15 pode lhe dar para fechar a chapa que vai tentar mais quatro anos no Palácio da Agronômica.

Positivo

Atualizada recentemente pelo Sistema de informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), a nota de Içara no Previne Brasil, que é o modelo de financiamento utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), saltou de 2.9, no 1º quadrimestre de 2021, para 7.4, no 1º quadrimestre de 2022, um aumento de 66%.

Confirmada

Marketing, Administração, Inovação e Sinergia estarão novamente em evidência na Expomais 2022, o maior evento em conteúdo de gestão do Sul catarinense. Representantes das cocriadoras já definiram a data e discutem o formato da sexta edição, que mais uma vez será presencial e contará com palestrantes renomados abordando temas a partir dos eixos principais.

Confirmada

A nomeação deve ser efetivada nas próximas horas com a publicação no Diário Eletrônico do Município, mas a decisão já está tomada. A enfermeira Ingrid Zanelatto vai retornar ao comando da Secretaria de Saúde de Urussanga. Ela já exerceu a função no início do governo, mas acabou exonerada em outubro do ano passado após denúncia de suposto caso de fura fila na vacinação da Covid-19.

Juntos

PT e PDT emitiram nota oficial em conjunto confirmando que os partidos estão alinhados para a disputa do Governo do Estado em uma Frente Popular. Neste cenário crescem as chances de Jorge Boeira ser candidato ao Senado na chapa que teria Décio Lima na cadeira de governador e Gelson Merísio na condição de vice.

Definida

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, cumpriu agenda nesta quinta-feira em Florianópolis para acompanhar o processo de licitação da duplicação da SC-108, incluindo o contorno de anel viário de Cocal do Sul. A empresa vencedora foi a Setep, que irá executar as obras assim que for entregue a ordem de serviço. O investimento total será de R$ 224 milhões. Será a maior obra do governo do Estado em execução em Santa Catarina. Uma obra que vai melhorar o trânsito em Cocal e gerar uma nova rota de desenvolvimento para toda a região.

Primeiro ano

Rudi Recco está completando seu primeiro ano como presidente da Cermoful e já tem números positivos a apresentar. Conversei com ele essa semana sobre o assunto e ele fez questão de destacar o bom momento vivido pela cooperativa. “Seguimos com as contas em dia e investindo cada vez mais para melhorar o atendimento e fornecimento de energia de qualidade para todos os cooperados”, destaca. “Também estamos nos aproximando cada vez mais das comunidades com as nossas reuniões nos bairros”. O presidente também fez questão de ressaltar as ações sociais e o mais novo projeto. “Estamos com números muito positivos quando se trata do Nosso Cermoful mais benefícios. As consultas estão cada vez mais procuradas, assim como os exames e os outros descontos que nosso cartão de vantagens oferece. Em breve também vamos lançar o programa que vai presentear todos os meses os nossos associados que estão rigorosamente em dia com suas contas”.

Circulando

Márcio Búrigo segue seu roteiro pelos municípios de Santa Catarina para consolidar seu trabalho de pré-campanha. Na foto, ao lado de Giovanni Felippe, ele está em Abelardo Luz. Encontro avaliado por ele como positivo e que terminou com apoio do ex-vereador e ex-candidato a prefeito Tiago Kosshisk.