Prejuízo no campo

A falta de chuva e o sol forte registrado nos últimos dias tem castigado as lavouras de toda a região. As culturas do milho, da melancia e as pastagens estão entre as mais afetadas. Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri Luz Fernando Coan, o caso mais grave é o do milho. Em algumas propriedades a queda na produção deve chegar aos 50%. “Faltou chuva justamente no momento mais importante da produção, que é o da formação dos grãos. Essas plantações não há mais como recuperar. As perdas variam, mas há lavouras onde metade da produção foi perdida”, ressalta.

Outras culturas

Segundo ele, há problemas também na melancia e nas pastagens. “No caso do pasto, logo que chover ele volta a brotar e se recupera, mas, nesse momento, as pastagens foram comprometidas, e o gado sofre, e com isso também há prejuízo para o produtor de leite e para o de gado de corte. Na melancia a mesma situação. Quem não tem irrigação vai ver a produção cair”.

Vai continuar

E a notícia dos meteorologistas para os produtores não é boa. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a chuva vai seguir escassa não apenas em dezembro, mas pelos próximos meses. “A chuva vai continuar fraca e irregular e não tem previsão de que isso se normalize a curto prazo”. Neste cenário, todo a notícia não é boa também para o consumidor. A queda na produção do campo eleva o preço dos alimentos e atinge em cheio o bolso do brasileiro.

O previsto

Felix Bertan, do PL, é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. Venceu Raimundo Marques, o Mundi, do MDB, por 5 a 4.

Fora de combate

Vereador Alex Michels passou os últimos dias de molho. Culpa de uma severa inflamação no nervo ciático. Deve voltar a vida normal no decorrer da próxima semana. Michels foi orientado a ficar de repouso total nos últimos dias.

Agilidade

Obra do Combo Giassi ganhou agilidade extra nos últimos dias. Não será inaugurada neste ano como era intenção inicial do empresário Zefiro Giassi, mas fica pronta logo no início de 2020

Fim do ciclo

Câmara de vereadores de Içara encerrou nesta terça-feira o ano legislativo com a última sessão ordinária do ano. Presidente Rodrigues Mendes avalia que o ano foi positivo e de aproximação do Legislativo com a comunidade. A expectativa agora recai sobre o Plano Diretor. Matéria pode ser votada nos próximos dias em sessão extraordinária.

Tranquilo

Desde que saiu do governo de Içara, Tiago Marcolino tem se dedicado a atividade profissional da JR. Com a proximidade do processo eleitoral, ele vem sendo sondado para voltar ao circuito, mas não deve aceitar. A tendência é que continue atuando na iniciativa privada.

Precisando

Campanha das equipes de segurança coordenada pela Cruz Vermelha de Criciúma segue em busca de brinquedos. Segundo Almir Fernandes, a meta é chegar aos 4 mil brinquedos para fazer a alegria de crianças carentes.

Vai sair

Está confirmado o processo licitatório para a escolha de uma nova empresa para gerir o transporte coletivo de Criciúma. A abertura dos envelopes será no dia 14 de janeiro. A licitação do transporte coletivo de Criciúma era uma velha solicitação dos usuários e uma cobrança da justiça. A expectativa é que o novo contrato traga melhorias para o setor. Empresas que já atuam no sistema estão aptas para participar.