Servidores descontentes

Sindicato dos servidores públicos de Criciúma está convocando a categoria para uma assembleia nesta sexta-feira (8). A categoria pretende definir que ações vai tomar depois que o governo encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que trata do reajuste da categoria. O problema, segundo o sindicato, é que o projeto foi encaminhado sem que se discutisse com o sindicato, que já havia encaminhado um documento com os pedidos da categoria. Agora os servidores tem assembleia para esta quarta-feira e não descartam manifestações. Certo é que haverá reações por conta da decisão do Paço. “Diante deste cenário de desrespeito com o servidor público, pedimos que toda categoria se mobilize e esteja presente na assembleia geral que vai acontecer [hoje] às 18h30min, para que possamos garantir que o governo de Criciúma ouça a voz de todos os servidores e servidoras”, comentou Jucélia Vargas.

Local definido

O Governo de Criciúma já definiu a área que vai receber a obra do Observatório Astronômico de Criciúma. A estrutura deve ser erguida no Bairro Cruzeiro do Sul. A área de quase 9 mil metros quadrados fica às margens da rua Honório Búrigo que seve de acesso ao Morro Cechinel. A informação consta no Diário Oficial do Município. A área pertence a empresa A.C Peruchi e foi declarada de utilidade pública pelo decreto Decreto SG/nº 618/22. Segundo o texto o município pretende desapropriar a área para a construção do observatório. O projeto vem sendo discutido desde o ano passado e será mais uma das atrações do novo Parque do Morro Cechinel. No espaço haverá ainda um mirante, restaurante, tirolesa, herbário, trilha ecológica e outras ferramentas para atrair visitantes para o município de Criciúma. “O observatório será fonte de estudos e irá atrair visitantes de toda a região”, aposta o secretário de Educação Miri Dagostin, que vem cuidando pessoalmente do projeto.

Provas

Mais de 10 mil candidatos fazem prova do IBGE em Santa Catarina neste domingo. São 7.663 vagas no Estado para recenseador e agentes censitários. Ele iniciam os trabalhos do Censo 2022 em agosto. As provas ocorrem em 205 cidades de Santa Catarina.

Expectativa

O Senado deve tentar votar novamente a reforma tributária nesta semana. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, quer fazer um esforço concentrado para votar a medida tanto na CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça, cuja sessão está marcada para esta quarta-feira, quanto no Plenário.

Sede nova

Nova sede do quartel do Corpo de Bombeiros foi inaugurada nesta terça-feira, em Morro da Fumaça. Obra iniciou em 2017 e tem mais de 500 metros quadrados. A nova Estrutura fica no bairro Barracão. São 12 bombeiros militares e 42 comunitários atuando na unidade de Morro da Fumaça.

Revolta Geral

Retirada do leite da lista de itens da cesta básica fez o produto subir nos supermercados de todo o Estado. É que o ICMS que incide sobre o produto aumentou de 7 para 17%. A revolta dos consumidores é geral. Mas ao que tudo indica, o cenário vai mudar. O Estado deve recolocar o leite na lista e baixar novamente os tributos.

Preocupação

O surgimento de novas variantes da Covid-19 na China e a ascensão de uma cepa potencialmente mais contagiosa no Reino Unido trouxeram de volta o foco no risco contínuo representado pelo vírus, ainda que os especialistas digam que não há motivo para entrar em pânico. Na China há um novo lockdown depois que o país entrou no cenário mais delicado desde o surgimento dos primeiros casos em Wuhan.

Dados positivos

SC mantém ritmo acelerado e tem maior crescimento proporcional de empregos no país em 2022. Estado acumula saldo positivo de 51,9 mil vagas no primeiro bimestre, conforme os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Setor da construção civil é um dos destaques neste início de ano.

Prorrogado

A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio de 2022 o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021. A nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União ontem. O prazo previsto anteriormente era 29 de abril.

Se movimentando

Bia Vargas cumpriu agenda na capital do estado. Pré-candidata a uma vaga em Brasília pelo PSB ela conversou com o senador Dário Berger. Na pauta, discutiram a necessidade da construção de uma frente ampla pela democracia, a importância da região Sul no estado e o fortalecimento das campanhas femininas.